13 Mar 2020 16:28
Praticamente todas as grandes estreias mundiais em cinema foram adiadas devido à pandemia de Covid-19. Ontem, a Disney cedeu finalmente às circunstância e retirou do alinhamento os filmes "Mulan", "Novos Mutantes" e "Antlers".
Antes, já a Universal tinha enviado o próximo "Velocidade Furiosa 9" para daqui a um ano enquanto a Paramount anulava as estreias de "The Lovebirds" e "Um Lugar Silencioso 2".
A decisão mais rápida foi mesmo da MGM e dos produtores de James Bond que foram os primeiros a decidir alterar a estreia de "Sem Tempo Para Morrer" para novembro.
Tom Hanks e a esposa, Rita, informaram terem sido contaminados pelo vírus na Austrália, onde o ator se encontrava a rodar um filme, e estão nesta altura isolados e em tratamento.
Os parques temáticos Disneyland nos EUA e em Paris e a Universal Studios fecham portas amanhã, dando seguimento às recomendações das autoridades sanitárias.
Talk shows são gravados sem a presença de público e produções estão a ser suspensas ou aceleradas. Em casos como o da série "Riverdale", a confirmação de um elemento da equipa contagiado levou à suspensão de toda a atividade.
Festivais como o South by South West foram cancelados e Cannes está em risco de não se realizar.
Por cá, a produção portuguesa "Terra Nova", prevista para 19 de março, também foi adiada para data a anunciar.
Festivais e galas de entregas de prémios foram outras vítimas do coronavírus. Os Prémios Sophia, a Festa do Cinema Italiano, o Monstra e o Ficlo, que juntaria cinema e literatura na cidade algarvia de Olhão, estão suspensos até novas indicações.