14 Mar 2022 14:05
"O Poder do Cão" venceu as duas principais categorias dos prémios da Academia Britânica das Artes do Filme e Televisão (BAFTA) entregues no domingo, melhor filme e melhor realização, para Jane Campion.
O épico de ficção científica "Dune", de Denis Villeneuve, foi o mais premiado, com cinco BAFTAs, todos em categorias técnicas.
A cineasta neozelandesa teve um fim-de-semana de sucesso com a sua mais recente longa-metragem. No dia anterior ganhou os DGA Awards da associação de realizadores norte-americanos e, poucas horas após a entrega dos BAFTAs, foi novamente consagrada nos Critics Choice Awards, que decorreram em Los Angeles.
Apresentada pela actriz e comediante australiana Rebel Wilson, a cerimónia de entrega dos BAFTAs regressou ao formato habitual com a passadeira vermelha estendida à porta do Royal Albert Hall em Londres, após uma versão online no último ano devido à pandemia da COVID-19.
"Duna", adaptação do romance de Frank Herbert, de 1965, que liderava as nomeações com a presença em 11 categorias, ganhou cinco prémios: melhor som, cenografia, montagem, efeitos visuais e também melhor banda sonora original.
"Belfast", drama em tons autobiográficos de Kenneth Brannagh, ambientado no início dos conflitos na Irlanda do Norte, ganhou o prémio de melhor filme britânico.
O remake de "West Side Story" assinado por Steven Spielberg ganhou o BAFTA de melhor actriz secundária, entregue a Ariana DeBose, e melhor casting.
Um ausente Will Smith ganhou o prémio de melhor actor por interpretar o pai das campeãs de ténis Vénus e Serena Williams em "King Richard", e Joanna Scanlan ganhou o BAFTA para melhor actriz pelo papel de uma viúva que descobre um devastador segredo após a morte do marido em "Depois do Amor".
Melhor curta-metragem de animação: "Do Not Feed the Pigeons", de Vladimir Krasilnikov, Jordi Morera, Antonin Niclass