7 Nov 2022 17:10
O apresentador Jimmy Kimmel será o anfitrião da cerimónia dos Óscares de 2023, disseram os organizadores na segunda-feira. A escolha de um mestre de cerimónias com experiência para a mais prestigiada cerimónia de Hollywood surge um ano após a agressão de Will Smith a Chris Rock.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas espera que Kimmel, popular comediante e apresentador de talk show que já apresentou os Óscares em 2017 e 2018, ajude a aumentar a audiência televisiva e faça recuperar alguma dignidade ao espectáculo após a rábula de 2022.
A emissão do ano passado recebeu o segundo número mais baixo de espectadores de que há registo, mas o vídeo de Smith a esbofetear Rock no palco depois de o comediante ter feito uma piada sobre a mulher do actor foi amplamente partilhado nos meios de comunicação social e dominou as manchetes dos noticiários durante dias.
"Ser convidado para receber os Óscares pela terceira vez é uma grande honra, ou uma armadilha", disse Kimmel numa declaração. "De qualquer modo, estou grato à Academia por me ter convidado tão depressa após todas as boas opções terem dito que não."
A cerimónia terá lugar a 12 de Março no Teatro Dolby em Los Angeles.
"Jimmy é o anfitrião perfeito para ajudar a reconhecer os artistas e filmes da nossa 95.ª edição dos Óscares", disseram o CEO da Academia, Bill Kramer, e a Presidente da Academia, Janet Yang.
Smith, que em 2022 ganhou o Oscar de melhor actor pelo seu papel em "Rei Ricardo", menos de uma hora após o incidente com Rock, desculpou-se publicamente. Está proibido de assistir aos Óscares durante 10 anos, mas ainda é elegível para ser nomeado e, eventualmente, ganhar.