23 Ago 2023
O realizador espanhol Víctor Erice vai receber um prémio honorário no Festival de Cinema de San Sebastian, que decorre de 22 a 30 de setembro, anunciaram os organizadores na terça-feira.
O realizador basco receberá o seu prémio a 29 de setembro, 50 anos após ter ganho a Concha de Ouro, o prémio mais prestigiado do festival pela sua primeira longa-metragem a solo, “O Espírito da Colmeia”, diz o comunicado de imprensa do festival.
Nesta ocasião, será projetado o último filme do cineasta de 83 anos, que não realizava há trinta anos. “Cerra Tus Ojos” esteve no centro de uma polémica no último Festival de Cannes com Erice a não comparecer à sessão e a criticar o facto de o seu filme ter sido apresentado fora de competição.
Victor Erice é admirado em Espanha e no estrangeiro, premiado em festivais como o de San Sebastian e o de Cannes. A sua linguagem visual influenciou gerações de cineastas e é o único espanhol a figurar na lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos do British Film Institute, divulgada no início deste ano.
Mantém uma forte ligação a San Sebastian desde que ganhou o prémio de melhor realizador no Festival de Cinema Basco, em 1969, com o filme “Los desafíos”, que co-realizou.
O ator espanhol Javier Bardem também será homenageado nesta 71.ª edição do festival, embora a sua presença não esteja confirmada devido à greve dos actores de Hollywood.
O festival abrirá com o último filme do realizador japonês Hayao Miyazaki, “Kimitachi wa Do Ikiruka” (O Rapaz e a Garça) e encerrará com “Dance First” do realizador britânico James Marsh, ambos apresentados fora de competição.