17 Mai 2024
Tal como o seu ilustre antecessor, a realizadora britânica Andrea Arnold, que concorre à Palma de Ouro, rejuvenesce o filme social à moda de Ken Loach e leva a sua câmara para as periferias do Reino com uma energia rock irresistível que seduziu a Croisette.
A realizadora de 63 anos, que ganhou o Prémio do Júri há 15 anos com “Fish Tank” e novamente com “American Honey” em 2016, voltou a subir as escadas na quinta-feira com “Bird”.
Situado numa zona desfavorecida de Kent (sudeste), o filme acompanha a vida de uma menina de 12 anos, Bailey (a jovem atriz Nykiya Adams), que mantém uma relação complicada com o seu pai Bug (Barry Keoghan, que fez o seu nome em “The Banshees of Inisherin” e “Saltburn”), que a teve aos 14 anos e parece ainda estar preso à adolescência.
O filme fala de violência doméstica, de crianças que crescem sozinhas, de pais à deriva, de irmãos separados e de gravidezes na juventude. Neste mundo duro, Bailey procura o seu lugar e encontra a luz quando conhece um jovem como nenhum outro, uma personagem magnética interpretada pelo ator alemão Franz Rogowski.
A este quadro social, a cineasta de “Cow” acrescenta um fascínio pelos pássaros, um toque surpreendente de fantasia e uma banda sonora enérgica, que transcende o filme.
Barry Keoghan recorda a infância
Estrela em ascensão vista em “The Banshees of Inisherin” e “Batman”, o irlandês Barry Keoghan falou em Cannes, na sexta-feira, sobre a sua infância difícil e as semelhanças com o filme “Bird”, que concorre à Palma de Ouro, no qual interpreta um jovem pai de família, sobrecarregado e ainda mergulhado na adolescência.
O ator com cara de rufia, disse identificar-se facilmente com a personagem, Bug: “pura sorte, puro charme”. Keoghan perdeu a mãe numa overdose ainda muito jovem e passou a infância a saltar de casa em casa.
“Desde 2015 que andava a dizer em entrevistas que queria trabalhar com a Andrea Arnold, e depois surgiu a oportunidade. Nem sequer me deram um guião (…) Faria tudo o que ela criasse”, disse Barry Keoghan, de 31 anos.
Mas é a recém-chegada Nykiya Adams, de 14 anos, que carrega o filme, enfrentando a violência dos gangs, a pobreza, a gravidez na adolescência e os pais violentos, encontrando apoio numa personagem de outro mundo chamada Bird (interpretada pelo ator alemão Franz Rogowski).
A realizadora britânica Andrea Arnold explica que queria captar a vida numa cidade da classe trabalhadora a uma hora de Londres, perto do local onde cresceu.