30 Mai 2024
Já são conhecidos os distribuidores de alguns filmes que estrearam recentemente durante o Festival de Cannes.
O Palma de Ouro para melhor filme, “Anora”, do norte-americano Sean Baker, que pertence à Universal, terá lançamento português a cargo da Cinemundo.
Outros títulos importantes do palmarés da seleção oficial foram adquiridos pela Leopardo Filmes. O Grande Prémio, “All We Imagine as Light”, da realizadora indiana Payal Kapadia; e o Prémio Especial do Júri, atribuído ao recém-exilado Mohammad Rasoulof por “The Seed of the Sacred Fig”. Na principal secção competitiva de Cannes, a empresa de Paulo Branco garantiu ainda “The Shrouds”, de David Cronenberg.
Na secção Un Certain Regard, a Leopardo comprou os direitos do vencedor, “Black Dog”, do chinês Guan Hu, e do galardoado com o prémio do júri e o prémio de melhor ator, “L’Histoire de Souleymane”, de Boris Lojkine.
Ainda na seleção oficial, mas fora de competição, a Leopardo assegurou “Rendez-vous avec Pol Pot”, de Rithy Panh, “C’Est pas moi”, de Leos Carax, “Spectateurs”, de André Desplechin e o documentário “Apprendre”, de Claire Simon.
Da secção paralela Quinzaine des Cinéastes, trouxe para Portugal o prémio de Melhor Filme Europeu, “Volveréis”, de Jonás Trueba, e “La Prisonnière de Bordeaux”, de Patricia Mazuy.
A Alambique Filmes, vai distribuir o filme de abertura do festival, “Le Deuxième Acte”, de Quentin Dupieux, a animação “La Plus Précieuse des Marchandises”, de Michel Hazanavicius e “Diamant Brut”, de Agathe Riedinger, ambos da Competição Oficial; “Armand”, de Halfdan Ullman Tondel, vencedor do prémio Caméra d’Or, e “Holy Cow”, de Louise Courvoisier (Un Certain Regard) bem como “An Unfinished Film”, de Lou Ye exibido fora de competição nas sessões especiais.
Da parte da Midas, as duas compras concretizadas até ao momento são de “Marcello Mio”, de Christophe Honoré e “Caught By The Tides”, de Jia Zhang-ke, ambos exibidos em competição.
Até ao momento, a NOS Audiovisuais confirmou o lançamento em Portugal de seis filmes da competição principal de Cannes: “Bird”, de Andrea Arnold, “Oh Canada”, de Paul Schrader, “The Apprentice”, de Ali Abbasi, “Parthenope”, de Paolo Sorrentino, “Limonov – The Ballad”, de Kyrill Serebrenikov e “L’Amour Ouf”, de Gilles Lellouche, a que se junta “The Surfer”, de Lorcan Finnegan, exibido fora de competição.
A Outsider Films adquiriu “Constance” de Mark Pelington, e “Last Breath”, de Costa-Gavras, títulos estreados fora de competição.
Por fim, a Nitrato confirma a aposta no cinema brasileiro ao garantir “Motel Destino”, de Karim Aïnouz, e a Films4You irá distribuir “The Girl With the Needle”, de Magnus von Horn, outras duas longas-metragens que competiram pela Palma de Ouro na 77.ª edição do Festival de Cannes.
A isto junta-se, claro “Grand Tour”, de Miguel Gomes, prémio de melhor realização, que terá lançamento em Portugal a cargo da Uma Pedra no Sapato, a curta “Mau Por Um Momento” de Daniel Soares, menção especial do júri e “A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro, exibida na Quinzena dos Cineastas e distribuída pela No Comboio.