19 Jul 2024
SEMPRE de Luciana Fina foi selecionado para a 81.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, na secção Giornate degli Autori que vai decorrer de 28 de agosto a 7 de setembro, anunciou a diretora artística, Gaia Furrer.
Para a cineasta é “no plano da arte combinatória da montagem, entendida aqui como uma maneira de produzir sentido através da combinação de elementos e tempos heterogéneos, que procuro a tensão de um cinema reflexivo e simultaneamente generativo, para que se abra o encontro entre o Outrora e o Agora”.
SEMPRE é construído a partir dos arquivos cinematográficos da Cinemateca Portuguesa que convidou Luciana Fina, cineasta e artista visual italiana que trabalha em Lisboa desde 1991, para conceber uma instalação por ocasião da celebração dos 50 anos do 25 de Abril.
O comunicado da agência Portugal Film descreve como o filme atravessa “a asfixia do salazarismo e da PIDE, as ocupações estudantis de 69, o Movimento das Forças Armadas de 74, os sonhos, os programas e as perspetivas do PREC, o verão Quente, a descolonização e, sobretudo, repropõe os gestos de grandes cineastas que entraram em acção juntamente com artistas, compositores e diretores de rádio.”