25 Set 2024
O Tokyo International Film Festival acaba de anunciar a presença na seleção oficial, em competição, da longa-metragem “Os Papéis do Inglês”, de Sérgio Graciano. Baseado na trilogia “Os Filhos de Próspero”, de Ruy Duarte de Carvalho, com argumento de José Eduardo Agualusa e produzido por Paulo Branco, o filme terá estreia mundial na mostra que decorre na capital japonesa entre 28 de outubro e 6 de novembro.
O argumento segue Ruy Duarte de Carvalho, poeta, romancista e cineasta, na procura de um conjunto de documentos que o pai deixou no deserto do Namibe e que o poderiam ajudar a desvendar um mistério ocorrido em 1923. A busca pelos “papéis do inglês”, dá início a uma jornada entre a viragem do século XIX e o final do século XX, nas paisagens do sul de Angola.
Há cerca de três décadas que um filme português não era selecionado para a competição pelo Grande Prémio deste festival. O último foi “Viagem ao Princípio do Mundo”, de Manoel de Oliveira, em 1997.
O júri da edição deste ano do Festival de Cinema de Tóquio será presidido pelo actor Tony Leung, acompanhado pelos realizadores Johnnie To e Ildikó Enyedi, pela atriz Chiara Mastroianni, e ainda por Hashimoto Ai.
“Os Papéis do Inglês” será exibido em Tóquio a 29 de outubro e 1 de novembro, na presença do produtor Paulo Branco, do realizador Sérgio Graciano e do protagonista, João Pedro Vaz.
Estreia-se em Portugal a 24 de outubro, em cerca de 40 salas com distribuição da NOS Audiovisuais.