28 Set 2024

A cineasta portuguesa Laura Carreira foi premiada com a Concha de Prata de melhor realização no Festival de Cinema de San Sebastian, Espanha, pela longa-metragem de estreia “On Falling”, ex-aequo com Pedro Martín-Calero, por “El llanto”.

“On Falling” recebeu igualmente uma menção honrosa no prémio ‘Otra Mirada’, atribuído pela RTVE, televisão pública espanhola, conforme o palmarés hoje anunciado, no encerramento da 72.ª edição do Festival de San Sebastián. O prémio consiste na aquisição do direito de transmissão televisiva.

A Concha de Ouro de melhor filme foi para o espanhol Albert Serra, pelo documentário “Tardes de soledad”,

“On Falling” é a primeira longa-metragem de Laura Carreira, depois de ter dirigido as ‘curtas’ “Red Hill” (2918) e “The Shift” (2020).

Em todos os filmes, Laura Carreira explora questões ligadas ao trabalho e à precariedade.

Em “On Falling” (“Sobre o cair”, em tradução livre), a figura central é Aurora, uma jovem portuguesa emigrada na Escócia que trabalha num armazém e depara com dificuldades em subsistir mensalmente e em socializar numa casa partilhada com outros imigrantes.

Protagonizado pela atriz Joana Santos, “On Falling” teve estreia mundial este mês no Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá, e fez parte da competição oficial em San Sebastian.

“É a minha primeira longa-metragem e estava bastante assustada antes das filmagens, mas fui acompanhada pelas pessoas mais generosas. Este filme fala de como vivemos de uma forma em que nos sentimos sozinhos e temos de começar a olhar para além de nós próprios para aliviar a nossa dor e valorizar as pessoas, mais do que os benefícios económicos.” disse a realizadora após aceitar o prémio.

“On Falling” tem produção da portuguesa BRO Cinema, em coprodução com o Reino Unido, através da Sixteen Films, cofundada pelo realizador Ken Loach.

Laura Carreira, que nasceu no Porto em 1994, rumou em 2012 para a Escócia para estudar Cinema, coincidindo na altura com a crise económica que assolou Portugal, e é no Reino Unido que ainda vive e trabalha.

Em entrevista à agência Lusa, em 2020, quando mostrou “The Shift” no festival de Veneza, Laura Carreira contou que queria continuar a explorar temas que, no seu entender, são pouco abordados no cinema, relacionados com pobreza, trabalho, perda de direitos, precariedade, mas sempre pela ficção.

O realizador espanhol Pedro Martín-Calero, distinguido em ex-aequo com Laura Carreira, também tem em “El Llanto” a sua primeira longa-metragem. O El País apresenta este filme como um drama que “submerge no terror do patriarcado”.

“Tardes de soledad”, de Albert Serra, é um documentário centrado no toureiro peruano Andrés Roca Rey, num dia de corrida.

O prémio ‘Otra mirada’ da RTVE foi para o filme “All we imagine as light”, da realizadora indiana Payal Kapadia.

  • CINEMAX - RTP c/ LUSA
  • 28 Set 2024 22:50

+ conteúdos