17 Dez 2024
“Primeira Pessoa do Plural”, de Sandro Aguilar e “Pai Nosso – Os Últimos Dias de Salazar”, de José Filipe Costa, vão integrar as secções competitivas do próximo Festival Internacional de Cinema de Roterdão, informou a Portugal Film – Agência Internacional de Cinema Português.
As duas longas-metragens serão apresentadas em estreia mundial.
“Primeira Pessoa do Plural”, a terceira longa-metragem de Sandro Aguilar, uma coprodução com Itália, foi selecionada para a principal competição do festival onde se celebra o espírito inovador e aventureiro de cineastas emergentes e consagrados. Esta seleção é o regresso do realizador ao evento onde em 2020 apresentou a curta-metragem “Armour” e à competição onde em 2011 apresentou a curta-metragem “Mercúrio”.
Com Albano Jerónimo e Isabel Abreu, o filme segue um casal que se prepara para celebrar o vigésimo aniversário de casamento num resort numa ilha tropical, deixando o filho adolescente perigosamente à deriva.
“Pai Nosso – Os Últimos Dias de Salazar”, com Jorge Mota e Catarina Avelar, é a primeira longa-metragem de ficção de José Filipe Costa, depois de três longas-metragens documentais e integra a multifacetada secção Big Screen. Um regresso a 1968 e aos últimos anos da vida de Salazar.
Quando volta a São Bento para convalescer após um AVC, o ditador já não é Presidente do Conselho, mas ninguém lhe contará a verdade.
A seleção oficial foi anunciada hoje pela diretora artística Vanja Kaludjercic. A 81.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdão vai decorrer de 30 de janeiro a 9 de fevereiro.