17 Dez 2024
A curta-metragem “Percebes”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, faz parte dos finalistas dos Óscares. O filme português integra o último grupo de 15 títulos que avança na categoria de Curta-Metragem de Animação para a 97.ª edição dos prémios da academia norte-americana.
O próximo passo será a escolha dos cinco nomeados a anunciar durante ao início da tarde de sexta-feira, 17 de janeiro 2025.
Desta forma, Portugal volta a ter uma possibilidade de chegar aos Óscares na mesma categoria em que esteve “Ice Merchants”, de João Gonzalez, em 2023.
A animação “Percebes”, explora o ciclo completo da vida deste molusco, desde o percurso da sua formação até ao prato. No meio, cruzam-se diferentes contextos que dão a conhecer o Barlavento Algarvio e os seus habitantes. A curta-metragem já marcou presença em mais de 90 de festivais internacionais e arrecadou 16 prémios, incluindo o Cristal de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy e os prémios do público em Vila do Conde e no Cinanima.
A cerimónia de entrega dos Óscares terá lugar no domingo, 2 de março, no Dolby Theatre, em Hollywood.