Saltar para o conteúdo principal

18 Abr 2025

Sessão especial do CINEMAX CURTAS programada no âmbito do projeto de promoção da literacia fílmica FILMSCHOOL promovida pela Cinemateca Portuguesa com o apoio do Programa de Cooperação Bilateral do Mecanismo Financeiro Europeu EEAGrants.

Criada na sequência do projeto FILMar, que permitiu a digitalização de mais de duas centenas de títulos do património cinematográfico nacional, a iniciativa pretende contribuir para a literacia fílmica através da aproximação a escolas, professores e alunos com atividades centradas em temáticas do currículo do ensino secundário.

O filme “Lúcia e Conceição” é apresentado por alunos do 11.º ano do curso de Mediação Intercultural do Instituto para o Desenvolvimento Social.

Nesta escola, o projeto FILMSCHOOL trabalhou com duas turmas do 11.º ano dos cursos Mediação Intercultural e Técnicos de Assuntos Jurídicos. Em contexto de sala de aula, apresentaram diversos filmes que serviram de motivo de discussão para temas que os alunos trabalhavam nas disciplinas de economia e direito (turma de Assuntos Jurídicos), ou Área de Integração (Mediação).

Para o filme “Estátuas de Portugal” foi criada uma partitura musical original pelos alunos do curso profissional de música que integram a Big Band da Metropolitana de Lisboa. Em estreia nesta sessão, a peça musical servirá de banda sonora do filme de Ferreira de Castro.

Além da habitual exibição dupla na RTP2, a sessão será exibida a 26 de abril, na Cinemateca Portuguesa, com a presença da Big Band da Metropolitana de Lisboa, que interpretará, ao vivo, a partitura original.

LÚCIA E CONCEIÇÃO (Fernando Matos Silva, documentário, 1974)

Aborda a vida de duas raparigas da aldeia da Maia, em São Miguel, nos Açores, que trabalham de sol a sol na deslumbrante paisagem natural das plantações de chá da Gorreana.
Utilizando as técnicas do cinema direto, Fernando Matos Silva realizada um documentário para a série da RTP, “Ver e Pensar”, a partir de um lugar onde a televisão ainda não tinha chegado e a revolução não tinha acontecido.

 

ESTÁTUAS DE PORTUGAL (Ferreira de Castro, documentário, 1931)

Lançamento de um concurso intitulado “Estátuas de Portugal”, organizado pelo jornal “O Século”, onde Ferreira de Castro trabalha. É o primeiro filme realizado pelo escritor. Uma sinfonia urbana, a demonstração da modernização da imprensa, uma história de amor, e uma fábula onde não faltam as girls do Teatro Maria Vitória.

Sessão CINEMAX RTP CURTAS, apresentada por Tiago Alves, exibe curtas-metragens na presença dos seus autores.

HORÁRIOS: estreia QUINTA, 24de abril, às 24h00, repete DOMINGO, 27 de abril, às 24h00, na RTP2.

  • CINEMAX - RTP
  • 18 Abr 2025 18:53

+ conteúdos