22 Ago 2018 0:32
A Academia de Cinema Europeu divulgou a lista dos filmes que concorrerão para os próximos Prémios do Cinema Europeu: são 49 títulos que representam 35 países, reflectindo a "grande diversidade" da produção do nosso continente.
A partir desta lista, os 3500 membros da academia votarão naqueles que serão nomeados nas cinco categorias principais — filme europeu, realizador, actor, actriz e argumento. Nas restantes categorias, as nomeações serão estabelecidas por um júri, escolhido pela academia, constituído por oito personalidades.
Portugal está representado através de "Diamantino", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, uma co-produção com França e Brasil.
Entre os candidatos surgem alguns títulos já estreados nas salas portuguesas. São eles: "Borg vs. McEnroe" (Suécia/Dinamarca/Finlândia/República Checa), de Janus Metz; "Custódia Partilhada" (França), de Xavier Legrand, "Paddington 2 (Reino Unido), de Paul King, e "O Capitão" (Alemanha/França/Polónia), de Robert Schwentke.
A lista integral pode ser consultada no site da academia.
Entre outros, surgem também na lista "The House that Jack Built" (Dinamarca/Suécia/França/Alemanha), de Lars von Trier, apresentado extra-competição em Cannes, e "Touch Me Not" (Roménia/Alemanha/República Checa/Bulgária/França), de Adina Pintilie, Urso de Ouro em Berlim.
As nomeações serão conhecidas no dia 10 de Novembro. A cerimónia de entrega dos Prémios do Cinema Europeu decorrerá a 15 de Dezembro, em Sevilha — será a 31ª edição.