16 Mar 2015 17:38
As inscrições para a segunda edição estão abertas até 30 de Junho, e serão aceites os guiões escritos em língua portuguesa com uma duração mínima de 50 páginas. Poderão ser feitas através da página de candidaturas do festival.
O júri de seleção dos guiões inclui os portugueses Fernando Alvim, radialista e humorista da Antena 3, João Leitão, realizador de "O Capitão Falcão", o músico e escritor angolano Kalaf Epalanga, e a guionista brasileira Lusa Silvestre.
Na cerimónia, que decorrerá a 21 de Novembro de 2015, os autores dos 10 guiões finalistas terão oportunidade de fazer um pitch sobre o respectivo projecto perante uma plateia de produtores de cinema e público em geral. No final serão divulgados os vencedores e entregues os prémios.
O Guiões pretende contribuir para incrementar os índices de criação e de produção cinematográfica em Língua Portuguesa e facilitar a ligação entre guionistas de língua portuguesa e agentes, produtores, realizadores e investidores.
Na primeira edição que decorreu em novembro de 2014, em São João da Madeira, surgiram 281 candidaturas, 80% oriundas do Brasil, 17% de Portugal e 2% de Angola.
A brasileira Camila Augustini foi a vencedora, com o argumento para "O Homem Descalço". Poucos dias depois, confessou ter ficado impressionada com a repercussão do prémio: "com este projeto já passei por vários festivais e em nenhum deles tive um retorno tão rápido. [depois do Guiões] 4 pessoas que acompanharam o Festival pediram para ler o roteiro, inclusive uma produtora! Esta é a principal dificuldade de roteiristas independentes e um festival como o Guiões é fundamental para ajudar a diminuir a distância entre os projetos escritos e sua realização na tela grande!"
No pódio, ficaram também o brasileiro Leandro Franz, com "Por toda a vida, Carolina" e o português Filipe Melo com "Os Vampiros", 2.º e 3.º lugar respectivamente.