08 Out 2024
A partir de 10 de outubro, a cidade de Seia será palco da 30.ª edição do CineEco, um dos festivais de cinema ambiental mais antigos do mundo e o único em Portugal. O arranque dá-se com uma sessão do filme “A Pedra Sonha Dar Flor”, realizado por Rodrigo Areias, acompanhado por música ao vivo de Dada Garbeck.
Ao longo de nove dias serão exibidas mais de 60 obras oriundas de 27 países, complementadas por atividades dedicadas à sensibilização ambiental, debates com realizadores e várias manifestações artísticas.
Uma das novidades desta 30.ª edição será o primeiro mercado de filmes que serve como espaço de relacionamento entre estudantes de cursos universitários na área do audiovisual e produtores ou agentes do mercado cinematográfico português.
No 1.º Encontros no Mercado estão confirmadas as presenças da Universidade da Beira Interior (UBI), da Escola das Artes – Universidade Católica do Porto (UCP) e da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC).
Os estudantes irão apresentar projetos, ou curtas-metragens concluídas, todas relacionadas com a temática ambiental, tendo a oportunidade de conhecer a opinião de profissionais experientes da área.
Entre as produtoras presentes, destacam-se a Terratreme, produtora reconhecida por filmes que abordam questões sociais e políticas, a Bando à Parte, produtora que apoia novos talentos portugueses, com foco em obras de forte identidade artística, a Maria & Mayer, produtora dedicada ao cinema independente e experimental, com uma abordagem inovadora e narrativas alternativas, a Olhar de Ulisses, produtora e distribuidora centrada no cinema de autor, com destaque para filmes de relevância cultural e patrimonial; e a Primeira Idade, produtora que aposta em novos talentos e projetos experimentais, unindo cinema e artes visuais.
Com uma postura primordialmente pedagógica e formativa, a ideia destes Encontros do Mercado é proporcionar experiências profissionais a estes estudantes. Já os convidados terão o papel de dar conselhos com o objetivo focado na criação de oportunidades de trabalho e financiamento dos seus projetos enquanto observam o trabalho de valores criativos emergentes.
O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela é o único festival de cinema em Portugal dedicado à temática ambiental, no seu sentido mais abrangente, que se realiza em Seia, anualmente em outubro e de forma ininterrupta, desde 1995, por iniciativa do Município de Seia.