Cinemateca lança iniciativa para o período de isolamento
A Cinemateca Portuguesa lança esta semana uma iniciativa destinada à divulgação de parte do seu acervo na Internet.
A disponibilização temporária de longas-metragens do cinema português, preservadas e digitalizadas em alta definição. Os primeiros títulos são "Lisboa, Crónica Anedótica" (J. Leitão de Barros, 1930) e "Os Verdes Anos" (Paulo Rocha, 1963). Seguir-se-ão outros filmes, ao ritmo de dois por semana. No período do 25 de Abril será ainda disponibilizado um conjunto de filmes dedicados ao tema.
Destinados aos mais jovens, a Cinemateca Júnior disponibiliza um espetáculo de Lanterna Mágica e propostas de programas (com sugestão de utilização por parte de pais e professores) compostos por filmes disponíveis na Cinemateca Digital.
Dentro da secção, “O museu vai a casa” serão destacados objetos e aparelhos da História e Pré-História do Cinema, pertencentes à coleção da Cinemateca.
Por fim, estará online a rubrica “Textos & Imagens”, com ensaios sobre documentos bibliográficos e iconográficos conservados e trabalhados pelo Centro de Documentação e Informação da Cinemateca.
Seguir-se-ão novas rubricas, entre as quais aquela em que serão divulgadas conferências e debates da rubrica de programação “Histórias do Cinema”, que, ao longo da última década, trouxe à Cinemateca grandes nomes da crítica e historiografia de cinema.
+ conteúdos
-
Cinema
DIAMANTE BRUTO: o brilho enganador da fama
-
Cinema
MISERICÓRDIA: intimidade e solidão na França rural
-
Cinema
ON FALLING: a dor, o silêncio e o trabalho
-
Cinema
Festa do Cinema Italiano anuncia programa da 18.ª edição
-
Curtas
Il Corto: AMINA e ANIMALIST
-
Cinema
Edgar Pêra aproxima Pessoa e Lovecraft com inteligência artificial
-
Cinema
“Branca de Neve”: Disney tenta afastar polémicas
-
Curtas