João Nicolau mantém-se nos territórios da infância e da adolescência. "John From", a sua mais recente longa-metragem, que chega aos cinemas nacionais nesta primavera, observa as paixões juvenis, sendo protagonizado por uma rapariga de 15 anos. Fiquemos por aqui e recuemos ao filme anterior.
Na curta-metragem "Gambozinos" (2013), João Nicolau filmou um rapaz de dez anos durante a sua estadia numa
colónia de férias.
O jovem ator Tomás Franco interpreta um rapaz que é ignorado pela menina dos seus olhos e incomodado por rufias adolescentes que vandalizam a
sua camarata. Felizmente, na
floresta, os gambozinos teimam em não aparecer.
O filme foi selecionado para 56 festivas de curtas-metragens, tendo sido consagrado, em 2013, com o prémio de melhor curta-metragem na Quinzena dos Realizadores em Cannes, o grande prémio para curta-metragem no Festival International Cinéma Méditerranéen Montpellier, o prémio dos Cineclubes no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira,
e uma menção honorosa no Curtas Vila do Conde.
"Gambozinos" também recebeu os prémios nas categoria de melhor música oiginal no Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, e de melhor imagem no Janela Internacional de Cinema do Recife.
João Nicolau nasceu em Lisboa.
Trabalha como realizador, montador, actor e músico. Realizou o
documentário "Calado Não Dá" (1999), as curtas-metragens "Rapace"
(2006), "Canção de Amor e Saúde" (2009), "O Dom das Lágrimas" (2012) e as
longas-metragens "A Espada e A Rosa" (2010) e "John From" (2014).
O CINEMAX exibe "Gambozinos" complementando assim a estreia em sala de cinema (31 março) de "John From", o mais recente filme de João Nicolau.