16 Set 2022 19:13
Um total de 17 filmes estão em competição na edição deste ano do Festival de Cinema de San Sebastian, que entregará prémios honorários à actriz francesa Juliette Binoche e ao realizador canadiano David Cronenberg.
Com uma forte presença de filmes latino-americanos e espanhóis, a selecção oficial abre com "Modelo 77" de Alberto Rodriguez, um filme sobre um grupo de prisioneiros em busca de amnistia após a morte do ditador Franco em 1975.
Entre as longas-metragens em competição na cidade costeira do País Basco, no norte de Espanha, está também "Great Yarmouth – Provisional Figures", do português Marco Martins, e o francês "Le Lycéen", de Christophe Honoré, com Juliette Binoche e Vincent Lacoste, acerca de uma jovem de 17 anos cuja vida se desmorona subitamente.
Neil Jordan, com "Marlowe", Urlich Seidl, com "Sparta" e Hong Sangsoo, com "Walk Up", são outros dos filmes que vão ser exibidos ao longo dos próximos dias na principal secção.
O festival de San Sebastian, que se realiza todos os anos depois de Cannes, Berlim e Veneza, deveria ser presidido este ano pela actriz americana Glenn Close. Mas esta última anunciou na terça-feira que não poderia comparecer devido a uma "emergência familiar".
Na sua ausência, a presidência foi júri foi assumida pelo produtor argentino Matías Mosteirín.