5 Nov 2014 12:24
Desde a série de filmes "Dirty Harry", iniciada no começo da década de 70, com Clint Eastwood no papel do implacável inspector Harry Callahan, os bastidores da acção policial têm estado na base de muitas histórias do cinema americano — "Dia de Treino" é um herdeiro directo desses filmes e das suas interrogações morais.
Com Denzel Washington e Ethan Hawke nos papéis principais, "Dia de Treino" apresenta-se como uma variação sobre o modelo de policial centrado numa dupla de polícias. Com uma diferença que não é secundária: o novato, interpretado por Ethan Hawke, vai descobrir que o seu companheiro não é o que parece, por vezes tirando vantagens financeiras dos pacotes de droga que vai apreendendo.
O realizador Antoine Fuqua estabelecia, assim, uma relação de cumplicidade com Denzel Washington que deu origem ao recente "The Equalizer/Sem Misericórdia". Com grande impacto nas salas, "Dia de Treino" acabou por ter um destaque importante na temporada dos prémios relativos a 2001. Nos Oscars, Denzel Washington seria mesmo distinguido com a estatueta de melhor actor — foi o segundo Oscar que ganhou, uma vez que já tinha sido distinguido em 1990, pela sua interpretação em "Tempo de Glória", de Edward Zwick, dessa vez na categoria de melhor actor secundário.