No seguimento do anúncio da renovação das medidas restritivas de combate à COVID-19 e face à evolução da situação epidemiológica em Portugal, o Doclisboa foi obrigado a adiar o quinto momento do festival, “Arquivos do Presente”, previsto para 4 e 10 de fevereiro, na Culturgest e Cinema Ideal.
No seu lugar, o Doclisboa apresentará ao longo de fevereiro um ciclo de filmes e conversas online tendo como ponto de partida a programação dos momentos de janeiro e fevereiro integrantes da 18.ª edição do festival.
De 18 a 24 de fevereiro, vão ser apresentadas sete sessões a partir do programa "Ficaram Tantas Histórias por Contar", que resgata momentos do passado, entre as quais: "Radio Silence" (Juliana Fanjul), "Numbers" (Oleg Sentsov), "The Exit of the Trains" (Radu Jude e Adrian Cioflâncă) e "Downstream to Kinshasa" (Dieudo Hamadi).
De 25 de fevereiro a 3 de março, chega a vez de sete sessões do programa “Arquivos do Presente”. Uma selecção que inclui o filme "Antena da Raça" (Paloma Rocha e Luís Abramo), que parte do cinema de Glauber Rocha para discutir a realidade brasileira, assim como "The Filmmaker’s House" (Marc Isaacs), onde as relações humanas se sobrepõem a fronteiras e geografias.
A par deste ciclo, serão realizados debates diários com os realizadores de cada sessão. O primeiro tem data marcada para 18 de fevereiro, às 21h00, com Juliana Fanjul, realizadora de "Radio Silence".
Os bilhetes poderão ser adquiridos individualmente, por sessão, ou em formato de passe para cada semana, na plataforma online.