

Dois filmes portugueses em destaque na secção Tabakalera do Festival de San Sebastián
“Duas vezes João Liberada”, de Paula Tomás Marques, e “Sol menor”, de André Silva Santos integram a competição.
A 73.ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián contará com a presença de duas produções portuguesas na prestigiada secção Zabaltegi-Tabakalera, a mais aberta e competitiva do certame.
“Duas vezes João Liberada”, de Paula Tomás Marques, e “Sol menor”, de André Silva Santos, estão entre os 23 títulos selecionados que incluem 15 longas-metragens, seis curtas e duas obras de média duração.
Paula Tomás Marques, cineasta portuense, apresenta a sua primeira longa-metragem, “Duas vezes João Liberada”. Já exibido na Berlinale, o filem acompanha a história de João, uma atriz lisboeta que interpretou Liberada, figura dissidente perseguida pela Inquisição no século XVIII.
Por sua vez, André Silva Santos, natural de São João da Madeira, integra a programação com a curta “Sol menor”, que aborda o luto. A obra valeu-lhe o prémio da competição portuguesa no Curtas Vila do Conde.
No plano internacional, a Zabaltegi-Tabakalera apresentará sete estreias mundiais, entre elas “Siempre es de noche”, média-metragem do argentino Luis Ortega, e “Jóhanna af örk / Joan of Arc”, novo trabalho do islandês Hlynur Pálmason, vencedor da secção em 2022. A seleção integra ainda títulos premiados em grandes festivais, como “La tour de glace / The Ice Tower”, de Lucile Hadzihalilovic, distinguido em Berlim, e “Tabi to Hibi / Two Seasons, Two Strangers”, de Sho Miyake, vencedor do Leopardo de Ouro em Locarno.
Entre as estreias, destaca-se também “Urchin”, a primeira longa realizada pelo ator britânico Harris Dickinson, conhecido por “Triangle of Sadness”, e “Blue Heron”, da canadiana Sophy Romvari, que venceu o Swatch First Feature Award em Locarno. O cinema latino-americano marca presença com “La felicidad”, curta documental da paraguaia Paz Encina, e com “Bajo las banderas, el sol”, primeira longa de Juanjo Pereira, centrada no regime de Alfredo Stroessner.
A secção abrirá com “Una película de miedo / A Scary Movie”, de Sergio Oksman, e encerrará com “Fiume o morte!”, terceiro filme do croata Igor Bezinović, centrado na ocupação da cidade de Fiume entre 1919 e 1920.
O 73.º Festival de Cinema de San Sebastián decorrerá na cidade basca entre 19 e 27 de setembro.