Saltar para o conteúdo principal

28 Ago 2025

O novo filme do realizador grego Yorgos Lanthimos, “Bugonia”, estreou hoje no Festival de Veneza e apresenta uma visão “divertida e lixada” do mundo contemporâneo, disse a protagonista, Emma Stone.

Lanthimos e Stone tornaram-se uma das duplas de realizadores e atores mais fortes da indústria cinematográfica. Juntaram forças pela última vez em Veneza, em 2023, com “Pobres Criaturas”, que ganhou o principal prémio, o Leão de Ouro, bem como quatro Óscares.

“Bugonia” é um thriller cómico e sombrio que oferece uma visão selvagem da nossa era de paranoia, ilusão e decadência.

“Penso que reflecte este momento do nosso mundo e é contado de uma forma que considero fascinante, comovente, divertida, louca e viva”, disse Stone aos jornalistas.

O thriller segue dois primos que acreditam em grandes teorias da conspiração, interpretados por Jesse Plemons e pelo estreante Aidan Delbis. Decidem raptar a poderosa diretora de uma empresa farmacêutica, interpretada por Stone, convencidos de que ela é uma extraterrestre que planeia a destruição da humanidade.

Por mais bizarro que o enredo pareça, Lanthimos diz que o filme não é uma história de um futuro distópico, mas sim um espelho da desconexão e do desastre atuais.

“Infelizmente, a distopia deste filme não é muito ficcional”, disse Lanthimos. “Não sei quanto tempo temos com tudo o que está a acontecer no mundo, com a tecnologia, com a IA, com as guerras, as alterações climáticas e a negação de todas estas coisas.”

Versão em inglês de “Save the Green Planet!”, filme de 2003 do realizador sul-coreano Jang Joon-hwan, “Bugonia” questiona a possibilidade de existirem seres inteligentes no universo a interferir com a vida na Terra.

Stone diz que não acredita que estejamos sozinhos. “Por isso, sim, estou a dizer que acredito em extraterrestres.”

O filme impôs enormes exigências físicas a Stone, incluindo ter o cabelo rapado enquanto está inconsciente, mas a atriz encolhe os ombros ao facto ter de ficar careca. “É muito mais fácil do que qualquer outro penteado”, brincou.

Stone, colaborou com Lanthimos em pelo menos cinco projetos e garante que a frequente sobreposição do elenco e da equipa criam um raro sentido de camaradagem.

“Acaba por ser um ambiente muito reconfortante e seguro”, declara. “Quando já fizemos tantas coisas juntos, sentimos que estivemos juntos nessas trincheiras.”

“Bugonia” é um dos 21 filmes que concorrem ao Leão de Ouro, ao lado de obras de Guillermo del Toro, Kathryn Bigelow e Jim Jarmusch. O festival decorre até 6 de setembro.

Fotos: Jacopo Salvi, La Biennale di Venezia – Foto ASAC Bugonia

  • CINEMAX - RTP c/ Reuters
  • 28 Ago 2025 17:35

+ conteúdos