

“Fechar os Olhos” de Víctor Erice eleito o melhor filme do LEFFEST – Lisboa Film Festival
O filme realizador espanhol, que foi um dos convidados desta edição do LEFFEST, parte da história do desaparecimento de um famoso ator.
19 Nov 2023
“Fechar os olhos”, do realizador espanhol Víctor Erice, foi eleito o melhor filme da edição deste ano do LEFFEST – Lisboa Film Festival, anunciou a organização.
A cerimónia de encerramento do festival decorreu sábado à tarde em Lisboa, com o anúncio dos premiados, tendo sido atribuído o Prémio de Melhor Filme a “Fechar os Olhos”, que parte da história do desaparecimento de um famoso ator espanhol, Julio Arenas, durante a rodagem de um filme. Estreia-se em Portugal a 7 de dezembro.
Víctor Erice foi um dos convidados desta edição do LEFFEST, e o filme será exibido no domingo, no fecho do festival.
Este ano, o júri atribuiu o Grande Prémio ao realizador argentino Rodrigo Moreno pelo filme “Os delinquentes”, e premiou também “Do not expect too much from the end of the world”, do romeno Radu Jude, e “O processo Goldman”, do francês Cédric Kahn.
Foi ainda atribuído um prémio à atriz Bianca del Bravo pela interpretação em “Paradise is Burning”, de Mika Gustafson, e um prémio revelação repartido entre “Pet Shop Days”, de Olmo Schnabel, e “Grandmothers Footstep”, de Lola Peploe.
O 17.º LEFFEST decorreu pela primeira vez apenas em espaços de Lisboa e abriu com a antestreia do filme “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos.
Pelo festival passaram filmes como “The green border”, de Agnieszka Holland, “O corno do centeio”, produção luso-espanhola de Jaione Camborda, “Ubu”, de Paulo Abreu, “Diálogos depois do fim”, de Tiago Guedes, e “The Old Oak”, de Ken Loach.
Há ainda a sublinhar o acolhimento da exposição “Éloge de L’Image – Le livre d’image”, com instalações, objetos, textos e vídeos do realizador Jean-Luc Godard, no Palácio Sinel de Cordes.
Entre os convidados, estiveram no LEFFEST os realizadores Leos Carax, Nuri Bilge Ceylan, Cédric Kahn, a artista Laurie Anderson, o escritor Georgi Gospodinov, a atriz Fanny Ardant e o ator Gerard Depardieu, que se apresentaram numa leitura da peça “Quarteto”, de Heiner Müller.
O júri da seleção oficial integrou Elia Suleiman, Fanny Ardant, Georgi Gospodinov, Adriana Molder, Khalik Allah, Nitin Sawhney e Rachel Kushner.