21 Jan 2025
O novo filme de Richard Linklater sobre um compositor da Broadway, um documentário sobre jovens na Ucrânia devastada pela guerra e uma homenagem aos filmes de espionagem dos anos 1960 estão entre os títulos revelados terça-feira como parte da competição do Festival de Cinema de Berlim 2025.
“Este é um grande festival de primeira linha com um mercado próspero”, disse a nova diretora do festival, Tricia Tuttle, que espera convidados de mais de 150 países na 75.ª edição da Berlinale.
Os 19 filmes anunciados que vão concorrer ao Urso de Ouro do festival incluem vários realizadores que regressam à capital alemã, incluindo o romeno Radu Jude, com a nova comédia negra “Kontinental ’25”, e o sul-coreano Hong Sang-soo, com a sua lânguida comédia familiar “What Does that Nature Say to You”.
Linklater, o realizador norte-americano conhecido por “Boyhood”, regressa ao festival após mais de uma década com “Blue Moon”, sobre o compositor Lorenz Hart da famosa equipa de compositores Rodgers e Hart responsável por musicais de sucesso como “Oklahoma!”. O filme tem um elenco de estrelas que inclui Ethan Hawke, Margaret Qualley e Andrew Scott.
“Reflection in a Dead Diamond” é o filme de espionagem maximalista da dupla belga Helene Cattet e Bruno Forzani, enquanto “Dreams” é protagonizado por Jessica Chastain, uma herdeira que se apaixona por um bailarino mexicano, e “If I Had Legs I’d Kick You”, sobre a doença misteriosa de uma criança, conta com a participação de Rose Byrne, do apresentador de televisão Conan O’Brien e do rapper ASAP Rocky.
“Timestamp” é o documentário observacional de Kateryna Gornostai sobre a vida na Ucrânia após a invasão russa de 2022 e marca uma das entradas mais abertamente políticas deste ano.
O Festival de Cinema de Berlim, que este ano decorre de 13 a 23 de fevereiro, é considerado mais político do que os seus pares – Cannes, ou Veneza. “Não nos esquivamos a isso. Está indiscutivelmente no ADN da própria cidade e também no próprio festival”, disse Tuttle, nascida nos EUA, aos jornalistas.
O festival termina no dia das eleições nacionais na Alemanha, mas Tuttle disse que não planeia assinalar o evento de outra forma que não seja encorajar as pessoas a votar.
Fora de competição, o filme de ficção científica “Mickey 17”, do realizador vencedor de um Óscar, Bong Joon-ho, com Robert Pattison, terá a sua estreia na Alemanha durante o festival, tal como o filme biográfico de Bob Dylan, de James Mangold, com Timothée Chalamet, “A Complete Unknown”.
Tuttle assumiu o cargo no meio da incerteza financeira do festival, que teve de reduzir o programa no ano passado, quando a cidade de Berlim reduziu o orçamento cultural para 2025 em milhões de euros.
No entanto, antes da conferência de imprensa de terça-feira, o Ministério da Cultura da Alemanha disse que iria contribuir com mais 1,9 milhões de euros (1,97 milhões de dólares) para o festival pelo seu 75.º aniversário.
Este aumento “permite-nos realizar o festival com um orçamento equilibrado este ano e reviver o festival da forma que queremos neste ano de aniversário”, disse Tuttle.
Todd Haynes, realizador norte-americano, dirige o júri que atribuirá os prémios do palmarés principal. O novo filme de Tom Tykwer, “The Light”, do realizador de “Run Lola Run”, terá a cardo a sessão de abertura.
A longa-metragem “Duas Vezes João Liberada”, de Paula Tomás Marques, representa o cinema português na secção Perspectives, dedicada a primeiras longas-metragens de ficção.
Abaixo, a lista de filmes da seleção oficial do Festival de Berlim.
Competição
“Ari”, realização Léonor Serraille (França, Bélgica)
“Blue Moon”, realização Richard Linklater (EUA, Irlanda)
“Dreams”, realização Michel Franco (México)
“Dreams (Sex Love)”, realização Dag Johan Haugerud (Noruega)
“Girls On Wire”, realização Vivian Qu (China)
“Hot Milk”, realização Rebecca Lenkiewicz (Reino Unido)
“If I Had Legs I’d Kick You”, realização Mary Bronstein (EUA)
“Kontinental ’25”, realização Radu Jude (Roménia)
“Living The Land”, realização Huo Meng (China)
“Mother’s Baby”, realização Johanna Moder (Áustria, Suíça, Alemanha)
“Reflet dans un Diamant Mort”, realização Hélène Cattet, Bruno Forzani (Bélgica, Luxemburgo, Itália, França)
“The Blue Trail”, realização Gabriel Mascaro (Brasil, México, Chile, Países Baixos)
“La Tour de Glace”, realização Lucile Hadžihalilović (França, Alemanha)
“The Message”, realização Iván Fund (Argentina, Espanha)
“La Cache”, realização Lionel Baier (Suíça, Luxemburgo, França)
“Timestamp”, realização Kateryna Gornostai (Ucrânia, Luxemburgo, Países Baixos, França)
“What Does That Nature Say To You”, realização Hong Sangsoo (Coreia do Sul)
“What Marielle Knows”, realização Frédéric Hambalek (Alemanha)
“Yunan”, realização Ameer Fakher Eldin (Alemanha, Canadá, Itália, Palestina, Qatar, Jordânia, Arábia Saudita)
Berlinale Special
“A Complete Unknown”, James Mangold, EUA
“After This Death”, Lucio Castro, EUA
“Ancestral Visions of the Future”, Lemohang Jeremiah Mosese, França / Lesoto / Alemanha / Qatar / Arábia Saudita
“A melhor mãe do mundo”, Anna Muylaert, Brasil / Argentina
“Das Deutsche Volk”, Marcin Wierzchowski, Alemanha
“Das Licht (The Light)”, Tom Tykwer, Alemanha
“Friendship’s Death”, Peter Wollen, Reino Unido
“Heldin (Late Shift)”, Petra Volpe, Suíça / Alemanha
“Honey Bunch”, Madeleine Sims-Fewer, Dusty Mancinelli, Canadá
“Islands”, Jan-Ole Gerster, Alemanha
“Je n’avais que le néant – ‘Shoah’ par Lanzmann”, Guillaume Ribot, França
“Kein Tier. So Wild. (No Beast. So Fierce.)”, Burhan Qurbani, Alemanha / Polónia / França
“Köln 75”, Ido Fluk, Alemanha / Polónia / Bélgica
“Leibniz – Chronik eines verschollenen Bildes (Leibniz – Chronicle of a Lost Painting)”, Edgar Reitz, Anatol Schuster, Alemanha
“Lurker”, Alex Russell, EUA / Itália
“Michtav Le’David (A Letter to David)”, Tom Shoval, Israel / EUA
“Mickey 17”, Bong Joon Ho, EUA / Coreia do Sul / Reino Unido
“My Undesirable Friends: Part I – Last Air in Moscow”, Julia Loktev, EUA
“Pa-gwa (The Old Woman with the Knife)”, Min Kyu-dong, Coreia do Sul
“Shoah”, Claude Lanzmann, França
“The Narrow Road to the Deep North”, Justin Kurzel, Austrália
“The Thing with Feathers”, Dylan Southern, Reino Unido
Secção Perspectives
“Al mosta’mera (The Settlement)”, realização de Mohamed Rashad (Egito, França, Alemanha, Catar, Arábia Saudita)
“Baksho Bondi (Shadowbox)”, realização de Tanushree Das, Saumyananda Sahi (Índia, França, EUA, Espanha)
“BLKNWS: Terms & Conditions”, realização de Kahlil Joseph (EUA)
“Come la notte (Where the Night Stands Still)”, realização de Liryc Dela Cruz (Itália, Filipinas)
“Duas vezes João Liberada”, realização de Paula Tomás Marques (Portugal)
“El Diablo Fuma (y guarda las cabezas de los cerillos quemados en la misma caja)”, realização de Ernesto Martínez Bucio (México)
“Hé mán (Eel)”, realização de Chu Chun-Teng (Taiwan)
“How to Be Normal and the Oddness of the Other World”, realização de Florian Pochlatko (Áustria)
“Kaj ti je deklica (Little Trouble Girls)”, realização de Urška Djukić (Eslovénia, Itália, Croácia, Sérvia)
“Le rendez-vous de l’été (That Summer in Paris)”, realização de Valentine Cadic (França)
“Mad Bills to Pay (or Destiny, dile que no soy malo)”, realização de Joel Alfonso Vargas (EUA)
“Minden Rendben (Growing Down)”, realização de Bálint Dániel Sós (Hungria)
“Mit der Faust in die Welt schlagen (Punching the World)”, realização de Constanze Klaue (Alemanha)
“On vous croit”, realização de Arnaud Dufeys, Charlotte Devillers (Bélgica)