09 Set 2023
“O Rapaz e a Garça”, de Hayao Miyazaki, o mais recente filme do mestre japonês da animação para o famoso Studio Ghibli, inaugurou a edição deste ano do Toronto International Film Festival (TIFF). O filme do cineasta de 82 anos conta as aventuras de um rapaz chamado Mahito que procura a mãe num mundo partilhado entre vivos e mortos.
Inevitavelmente marcado pela greve de atores e argumentistas, o TIFF conta apenas com algumas estrelas de Hollywood que conseguiram aprovação do sindicato para promoverem os filmes produzidos sem interferência dos grandes estúdios.
Usando um grande crachá da SAG-AFTRA, que representa os artistas do cinema e televisão, a atriz e produtora Patricia Arquette, que se estreia na realização com “Gonzo Girl”, protagonizado por Willem Dafoe e exibido em Toronto na quinta-feira à noite, afirmou o apoio total à greve.
A produtora Finola Dwyer, que veio apresentar “North Star”, o primeiro filme realizado pela atriz Kristin Scott Thomas, disse que as estrelas Scarlett Johansson, Sienna Miller, Emily Beecham e o realizador “teriam adorado” estar presentes, mas estavam “firmemente empenhados” na greve.
Arquette deverá receber um prémio no domingo, em reconhecimento do seu papel como mulher de referência na indústria, que “desafia constantemente as convenções e eleva o discurso sobre a igualdade de salários”, segundo o diretor-executivo do festival.
Taika Waititi, Anna Kendrick, Michael Keaton e Ethan Hawke são outros atores que passaram para trás das câmaras e que vão mostrar os seus filmes na maior cidade do Canadá até 17 de setembro.
A estreia internacional de “The Holdovers”, do realizador Alexander Payne (“Sideways”), também faz parte do programa, assim como o documentário “Lil Nas X: Long Live Montero”, da estrela pop Lil Nas X, um dos vários filmes sobre música que fazem parte do programa, com a estreia mundial de “In Restless Dreams: The Music of Paul Simon”.
Frenesim na bolsa e um assassino em série
Sexta-feira foram apresentados em estreia mundial dois dramas baseados em casos reais. “Dumb Money” sobre o frenesim na bolsa de valores em torno de uma cadeia de lojas de videojogos e “Woman of the Hour” sobre um assassino em série na década de 1970.
A representar “Dumb Money” esteve o realizador australiano Craig Gillespie. O filme dramatiza o caso GameStop, que conta como investidores amadores transformaram uma cadeia de lojas de videojogos num fenómeno de Wall Street em 2021.
O filme – bem recebido pelo público em Toronto – conta a história de Keith Gill (Paul Dano), que iniciou um movimento de compra de acções das lojas GameStop, um retalhista de videojogos à beira da falência. Com outros utilizadores da Internet, levou à explosão do preço das acções em janeiro de 2021. Uma subida meteórica alimentada por um exército de pequenos investidores que comunicavam no fórum Reddit e pretendiam enfrentar os grandes fundos de investimento que tinham apostado na descida do preço das acções.
Após a projeção do filme, Craig Gillespie explicou que o filho tinha participado na loucura da GameStop e que, por isso, tinha visto em primeira mão a “raiva e a frustração” das pessoas comuns face ao poder de Wall Street.
Antes, Toronto foi brindada com “Woman of the Hour”, estreia na realização da atriz vencedora de um Óscar, Anna Kendrick (“Up in the Air”, “Pitch Perfect”).
Esta longa-metragem, na qual também é protagonista, conta a estranha história de Rodney Alcala, condenado à morte na Califórnia por cinco assassínios, nos anos 70, e que participou no popular programa de televisão americano “The Dating Game”, no meio da sua onda de crimes. Em cada episódio do programa, três homens solteiros respondiam a perguntas de uma mulher escondida atrás de uma parede. Esta última escolhia o vencedor em função das respostas e tinha a oportunidade de se encontrar durante um encontro organizado pelo programa.
Anna Kendrick interpreta a participante Cheryl Bradshaw, que recusou apresentar-se a um encontro com Alcala devido ao seu comportamento duvidoso e preocupante. Este último acabou por ser condenado a prisão perpétua, onde acabou por morrer.
“Não posso estar entre vós”, sublinhou Anna Kendricks numa declaração lida após a sessão pela produtora Miri Yoon. “Estamos orgulhosos deste filme, mas estamos todos a apoiar o sindicato”, disse.
O TIFF, que termina a 17 de setembro, é uma paragem fundamental no circuito dos festivais de outono, onde muitos candidatos aos prémios americanos são revelados. Nos últimos anos, o Prémio do Público de Toronto tem-se afirmado como um importante barómetro na corrida para os Óscares: dois dos seus vencedores, “Nomadland” e “Green Book”, ganharam o Óscar de Melhor Filme após terem recebido atenção no festival canadiano.