31 Jul 2023

O 76.º Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, que decorre de 2 a 12 de agosto, anunciou quinta feira que vai ser afetado pela greve dos atores e argumentistas de Hollywood. “Algumas personalidades esperadas nas cerimónias de entrega de prémios, ou na apresentação de filmes, não vão estar presentes no Festival”, afirmam os organizadores em comunicado.

“O Festival de Locarno interpreta a atual greve como uma revelação dos males que afligem a indústria cinematográfica contemporânea e apela a um diálogo construtivo entre as partes envolvidas, respeitando a decisão das personalidades envolvidas”, acrescentaram.

Por conseguinte, o ator britânico Riz Ahmed não participará na entrega de um prémio na noite de abertura do festival.

Também “o ator sueco Stellan Skarsgård, que recebeu o prémio Leopard Club 2023 a 16 de junho, decidiu renunciar ao seu prémio em solidariedade com o movimento grevista”. No entanto, Skarsgård virá a Locarno para apresentar o filme “What Remains”, de Ran Huang, embora os outros eventos em que deveria participar – a cerimónia de entrega do prémio e a conversa com o público – tenham sido cancelados.

A estreia mundial da curta-metragem “Dammi”, do realizador francês Yann Demange, na qual é protagonista ao lado de Isabelle Adjani, decorrerá como previsto.

Na projeção de “Theater Camp” (2023) está confirmada a presença de apenas um dos realizadores, Nick Lieberman. A co-realizadora e atriz Molly Gordon e os atores Ben Platt e Noah Gavin não estarão em Locarno.

Nos Estados Unidos, os actores começaram uma greve a 14 de julho, juntando-se aos argumentistas que estavam em luta desde maio. Após o fracasso das negociações com os estúdios, os dois setores querem ver aumentos no dinheiro a receber pelo seu trabalho e garantias face à utilização da inteligência artificial, que consideram ameaçar o seu futuro.

Esta dupla ação laboral é a primeira do género em Hollywood desde há mais de 60 anos.

O Festival de Locarno não é o único a sentir os efeitos da greve. O Festival de Veneza, que celebra este ano a 80.ª edição, teve de anunciar a substituição do filme de abertura.

  • CINEMAX - RTP c/ AFP
  • 31 Jul 2023 13:44

+ conteúdos