10 Jul 2024
“Fogo do Vento”, longa-metragem de estreia da realizadora portuguesa Marta Mateus, foi selecionada para a principal competição do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, que decorrerá de 7 a 17 de agosto, anunciou hoje o diretor artístico, Giona A. Nazzaro.
Marta Mateus continua a acompanhar alguns dos protagonistas do seu primeiro filme, a curta-metragem “Farpões Baldios” escolhida para a Quinzena dos Cineastas do Festival de Cannes em 2017. Em “Fogo do Vento”, que produziu com Pedro Costa, aprofunda as histórias daquela comunidade na paisagem alentejana, num filme onde a política e as memórias das gerações anteriores transportam entre os tempos da resistência à ditadura salazarista e o tempo presente.
Também presente em Locarno estará Denise Fernandes, realizadora nascida em Lisboa, com raízes cabo-verdianas e baseada na Suíça. “Hanami”, a sua primeira longa, integra a secção Cineastas do Presente, dedicada a primeiras e segundas obras, em estreia mundial.
Edgar Pêra completa a participação portuguesa em Locarno com “Cartas Telepáticas”, um documentário-ensaio que parte das obras de Fernando Pessoa e H.P. Lovecraft para imaginar cartas entre os dois autores num exercício criado com recurso à inteligência artificial e que passa a ser a primeira longa-metragem portuguesa gerada com esta tecnologia.