

História do cinema português nos canais RTP
O trabalho de preservação efetuado pela Cinemateca Portuguesa será exibido nos diversos canais de serviço público.
18 Fev 2025
A Cinemateca Portuguesa e a RTP anunciaram uma parceria para a exibição de obras fundamentais do cinema português nos canais RTP1, RTP2 e RTP Memória.
Esta iniciativa visa divulgar o património cinematográfico nacional, disponibilizando filmes em versões digitalizadas pela Cinemateca ao longo do ano.
O arranque acontece no âmbito das comemorações do centenário de Carlos Paredes com a RTP2 a exibir, ainda em fevereiro, o filme “Os Verdes Anos” (1963), de Paulo Rocha, que inclui o tema musical homónimo, composto por Paredes, que se tornou um dos mais emblemáticos do seu repertório e do cinema português.
A RTP2 também dará espaço às primeiras obras de alguns cineastas nacionais marcantes, com a transmissão de filmes como “Barronhos: Quem Teve Medo do Poder Popular?” (1976), de Luís Filipe Rocha, “O Mal-Amado” (1974), de Fernando Matos Silva, “Sofia e a Educação Sexual” (1974), de Eduardo Geada, e “Relação Fiel e Verdadeira” (1987), de Margarida Gil.
Na RTP Memória prossegue a colaboração com a Cinemateca através dos programas “Hora Cinemateca” e “Cinemateca Digital”, rubricas que apresentam formatos diversos, incluindo curtas-metragens documentais, jornais de atualidades, cinema amador e filmes domésticos.