13 Ago 2016 19:34
João Pedro Rodrigues, com o filme "O Ornitólogo", recebeu o prémio de melhor realização na 69ª edição do Festival de Locarno — centrado na saga de um investigador da vida das aves no norte de Portugal, o filme propõe uma visão fantástica que envolve referências à mitologia de Santo António de Lisboa.
Outro português, Rodrigo Areias, surge também no palmarés do certame, através da sua associação a "El Auge del Humano", realizado pelo cineasta argentino Eduardo Williams, distinguido com o Leopardo de Ouro da secção "Cineastas do presente" — trata-se de uma coprodução entre Argentina, Brasil e Portugal, sendo Areias responsável pela parte portuguesa.
O Leopardo de Ouro, prémio principal do certame atribuído na secção competitiva internacional, foi para "Godless", da búlgara Raliza Petrova, uma coprodução Bulgária/Dinamarca/França. Irena Invanova, no mesmo filme, arrebatou o prémio de interpretação feminina; entre os actores, foi distinguido o polaco Andrzej Seweryn, em "The Last Family", de Jan P. Matuszynski. O palmarés integral está disponível no site oficial do festival.
O cinema português esteve ainda representado em Locarno através de "Correspondências", longa-metragem de Rita Azevedo Gomes sobre as cartas trocadas por Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen, e quatro curtas-metragens: "Campo de Aviação", de Joana Pimenta, "Estilhaços", de José Miguel Ribeiro, "Setembro", de Leonor Noivo, e "À Noite Fazem-se Amigos", de Rita Barbosa.
_____