"Past Perfect", de Jorge Jácome, venceu o Festival de Curtas Metragens de Hamburgo que decorre na Alemanha de 4 a 10 de Junho. Depois de, no ano passado, o seu filme "Flores" ter vencido o Grande Prémio e o Prémio do Público, o realizador consegue o feito inédito de bisar uma vitória no mesmo festival.
Este prémio assume ainda mais importância no ano de entrada em funcções da nova directora do festival, Maike Mia Hoehne (que dirigia anteriormente a competição de curtas metragens do Festival de Berlim). Hoehne trouxe uma nova visão e quer que Hamburgo assuma um papel cada vez mais importante no universo da curta metragem.
"Past Perfect" teve estreia mundial em Fevereiro passado no Festival de Berlim, na competição Berlinale Shorts.
O júri do 35º Kurzfilm Festival Hamburg foi composto por Pela del Álamo, (realizador e director do festival Curtocircuito), Peter Van Hoof (programador do festival de Roterdão), Ana David (programadora do festival IndieLisboa), Jennifer Reeder (realizadora) e Pawel Wieszczecinski (distribuidor da Kinoscope).
Depois de ter sido o primeiro filme português a vencer a Competição Internacional do IndieLisboa, em meados de Maio, "Past Perfect" continua um percurso positivo, contando com treze selecções para festivais e três prémios relevantes.
O filme, baseado num texto para teatro de Pedro Penim, cujas palavras servem de mote à sinopse de um filme que faz um percurso da melancolia – "Muitas cidades ou países apresentam uma malaise distinta. São lugares que podiam ser Portugal, de tão afundados numa dolorosa Saudade do passado, e onde cada tensão do presente é apenas a ponta de um iceberg que se explica em recuos sucessivos que podem ir até à origem das espécies, pelo menos. Esta nostalgia é muitas vezes apresentada como um diagnóstico, uma negação de um presente doloroso em oposição ao desejo de regressar a um passado glorioso."