19 Out 2022 19:49
O realizador russo exilado Kirill Serebrennikov adaptará em breve para o cinema o livro de Olivier Guez "O Desaparecimento de Josef Mengele", após ter terminado de filmar uma adaptação de outro autor francês, Emmanuel Carrère, disse o seu produtor.
Vencedor do prémio Renaudot em 2017, "O Desaparecimento de Josef Mengele" é um relato dos últimos anos do médico nazi e torturador de Auschwitz, no exílio na América do Sul. Mengele será interpretado pelo actor alemão Augst Diehl.
O projecto já tinha sido mencionado no início de 2020, quando Kirill Serebrennikov ainda estava a trabalhar na Rússia. A filmagem, que decorrerá na América do Sul e na Alemanha, deve finalmente arrancar "este Verão", disse Charles Gillibert, um dos produtores, à AFP, confirmando uma notícia do Variety.
Kirill Serebrennikov, que é também encenador de teatro, tornou-se nos últimos meses, aos 53 anos, um dos símbolos dos artistas russos que romperam com o regime. Já esteve em competição três vezes no Festival de Cannes, com "Leto", "Petrov Fever" e "Tchaikovsky’s Wife".
Antes de "O Desaparecimento de Josef Mangele", que em teoria poderia ser concluído para a edição de 2024 do Festival, ele pode esperar ser seleccionado para a próxima edição, em maio de 2023, com um filme adaptado de "Limonov" de Emmanuel Carrère, uma biografia do escritor e activista russo que morreu em 2020.