LEIGH, Mike
Nas últimas décadas da produção cinematográfica britânica, Mike Leigh tem sido um dos criadores mais brilhantes — na sua obras cruzam-se as marcas da tradição realista e o gosto pela revisitação de épocas passadas.
É bem provável que muitos espectadores associem o nome de Mike Leigh sobretudo a “Mr. Turner”, uma produção de 2014 em que o cineasta inglês encena os anos finais do pintor J. M. W. Turner. Em boa verdade, quase se pode dizer que esse filme, revisitando o século XIX, representa uma excepção na trajectória de Mike Leigh — no essencial, ele tem sido um analista das convulsões do presente e, em particular, das personagens socialmente mais desfavorecidas.
Importa lembrar que ele é também autor de títulos como “Life Is Sweet”, uma comédia de 1990 sobre as vidas desencontradas de uma galeria de habitantes dos subúrbios de Londres. Em boa verdade, na visão de Mike Leigh, a comédia nunca é estranha ao drama, parece mesmo atrair os seus impulsos mais contrastados — um dos exemplos mais perfeitos da sua filmografia surgiu em 1996 e intitula-se “Segredos e Mentiras”.
Com “Segredos e Mentiras”, Mike Leigh conseguiu a Palma de Ouro de Cannes, com Brenda Blethyn, uma das suas actrizes fetiche, a arrebatar um prémio de interpretação. Curiosamente, três anos mais tarde, em 1999, Mike Leigh ensaiou outra incursão no passado, com “Topsy-Turvy”, uma evocação da lendária dupla Gilbert & Sullivan e, mais especificamente, do nascimento da ópera cómica “O Mikado”.
Em anos mais recentes, títulos como “Tudo ou Nada” (2002), “Vera Drake” (2004) e “Um Dia de Cada Vez” (2008) ilustram o misto de crueldade e ternura do humanismo de Mike Leigh. Tal démarche desembocaria, em 2010, num dos seus filmes mais depurados: “Um Ano Mais”, sobre a intimidade de um casal interpretado por Jim Broadbent e Ruth Sheen.
+ conteúdos
-
Cinema
DIAMANTE BRUTO: o brilho enganador da fama
-
Cinema
MISERICÓRDIA: intimidade e solidão na França rural
-
Cinema
ON FALLING: a dor, o silêncio e o trabalho
-
Cinema
Festa do Cinema Italiano anuncia programa da 18.ª edição
-
Curtas
Il Corto: AMINA e ANIMALIST
-
Cinema
Edgar Pêra aproxima Pessoa e Lovecraft com inteligência artificial
-
Cinema
“Branca de Neve”: Disney tenta afastar polémicas
-
Curtas