9 Ago 2014 2:19
Menahem Golan, produtor israelita, faleceu na cidade de Jaffa — contava 85 anos.
Associado ao seu primo, Yoram Globus, protagonizou um verdadeiro frenesim de produções à frente da Cannon Films, em especial durante a década de 80. A imagem de marca dos dois primos era a velocidade de execução, com orçamentos mais ou menos limitados, de tal modo que ficaram conhecidos pela alcunha de "Go-Go Boys".
O nome de Golan, por vezes acumulando as funções de argumentista e realizador, ficou associado, sobretudo, a comédias e "filmes de acção" mais ou menos convencionais, incluindo títulos como a série "Gelado de Limão" (iniciada em 1978), "Força Delta" (1986), com Chuck Norris, ou "Força Destruidora" (1988), com Jean-Claude Van Damme.
Em qualquer caso, Golan trabalhou com nomes prestigiados como Andrey Konchalovsky ("Os Amantes de Maria", 1984), John Cassavetes ("Amantes", 1984), Robert Altman ("Fool for Love/Ligações Quentes", 1985), Franco Zeffirelli ("Otelo", 1986) ou Jean-Luc Godard ("King Lear", 1987).
Começou como assistente de realização do americano Roger Corman, em "The Young Racers" (1963). Como produtor, deixou o seu nome ligado a cerca de duas dezenas de títulos — para mais detalhes, sugere-se o obituário publicado em "The Hollywood Reporter".