04 Jan 2024
O ator Tom Wilkinson, que protagonizou “The Full Monty”, um filme sobre um grupo de trabalhadores siderúrgicos desempregados que embarcam numa carreira como strippers, morreu sábado aos 75 anos.
A morte do ator britânico foi confirmada num comunicado emitido pelo seu agente em nome da família.
“É com grande tristeza que a família de Tom Wilkinson anuncia a sua morte súbita em casa, a 30 de dezembro. A esposa e a família estavam ao seu lado”, declarou o seu agente.
Entre inúmeras distinções, Wilkinson foi nomeado para um Óscar pelas suas interpretações em “Vidas Privadas”, em 2001, e “Michael Clayton”, em 2007.
Tom Wilkinson voltou recentemente a reunir-se com Robert Carlyle e Mark Addy, dois atores que também protagonizaram “The Full Monty”, numa série da Disney+ com o mesmo título.
O filme de sucesso de 1997 sobre um grupo improvável de strippers masculinos ganhou o Óscar de Melhor Banda Sonora Original e foi nomeado em três outras categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador.
Em “The Full Monty”, Tom Wilkinson interpreta Gerald Cooper, um antigo contramestre recrutado para ajudar trabalhadores desempregados a dançar.
O ator também ganhou um prémio BAFTA de Melhor Ator Secundário pelo seu desempenho.
Robert Carlyle prestou homenagem à sua co-estrela, chamando-lhe “um verdadeiro titã, um dos maiores atores não só da sua geração, mas de qualquer geração”.
Tom Wilkinson, nascido em Leeds no seio de uma família de agricultores, estudou na Royal Academy of Dramatic Arts em Londres e acumulou mais de 130 trabalhos cinematográficos e televisivos, incluindo “Batman – O Início”, “O Despertar da Mente” e “A Paixão de Shakespeare”.
Em 1986, durante a rodagem de um filme, conheceu a atriz Diana Hardcastle, com quem casou em 1988. O casal teve duas filhas.
O ator americano George Clooney, que contracenou com Tom Wilkinson em “Michael Clayton”, disse à Variety: “Tom tornou cada projeto melhor. Tornava todos os actores melhores. Era o epítome da elegância e todos sentiremos a sua falta.
Em 2005, Tom Wilkinson foi nomeado Oficial da Ordem do Império Britânico por serviços prestados ao teatro.