

MOTELX anuncia programa da 19.ª edição com estreias e convidados de renome
De 9 a 15 de setembro, o Cinema São Jorge acolhe mais um festival de cinema fantástico e de terror onde se destacam as estreias de “Freaky Tales” e “The Toxic Avenger”, uma competição europeia, sessões especiais e a presença de Gale Anne Hurd e Ben Wheatley.
O MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa revelou hoje o alinhamento completo da 19.ª edição, que decorre de 9 a 15 de setembro no Cinema São Jorge. Com estreias aguardadas, sessões especiais e uma forte aposta no cinema europeu e japonês, o festival programou uma semana de emoções fortes, complementada por convidados de prestígio e atividades paralelas.
Destaque para “Freaky Tales”, realizado pela dupla Anna Boden e Ryan Fleck, que chega diretamente do Festival de Sundance. Ambientado em Oakland, Califórnia, combina nostalgia, batalhas de rap e confrontos entre punks e neonazis, com um elenco que inclui Pedro Pascal, Ben Mendelsohn e Angus Cloud. Outra estreia aguardada é o remake de “The Toxic Avenger”, dirigido por Macon Blair, com Peter Dinklage, Kevin Bacon e Elijah Wood. O filme será exibido numa sessão especial intitulada “2TOXIC!”, acompanhado pelo original de 1984, da Troma Entertainment.
A competição pelo prémio Méliès d’Argent – Melhor Longa Europeia, apresenta oito filmes, com destaque para “Hallow Road”, de Babak Anvari, um thriller psicológico com Rosamund Pike e Matthew Rhys, e “Bulk”, de Ben Wheatley, uma obra de ficção científica com estética noir. A lista inclui ainda “Her Will Be Done” (França/Polónia), “Buzzheart” (Grécia/EUA), “The Ice Tower” (França), “Sombras” (Portugal), “Mother’s Baby” (Áustria/Alemanha/Suíça) e “Karmadonna” (Sérvia).
O cinema japonês marca presença com uma sessão tripla no dia 13 de setembro, composta por “Chime”, de Kiyoshi Kurosawa, “New Group”, de Yuta Shimotsu, e “Hotspring Sharkattack”, de Morihito Inoue, que explora um ataque de tubarões em termas costeiras. Outro momento inovador é a exibição de “The Run”, de Paul Raschid, o primeiro filme interativo do festival, onde o público decidirá o destino de uma influenciadora perseguida por assassinos.
O MOTELX contará com convidados como Gale Anne Hurd, Convidada de Honra, cuja masterclass será moderada por Heidi Honeycutt. Estarão também presentes os realizadores Ben Wheatley, Julia Kowalski, Dennis Iliadis, Marco Dutra, o produtor Rodrigo Teixeira e o austríaco Norbert Pfaffenbichler, que apresenta a trilogia “2551” na SectionX.
Antes do arranque oficial, o Warm-Up, nos dias 4 e 5 de setembro, nos Jardins do Bombarda, abre o festival com a conversa “Lobotomia, My Love”, com Ana Neves e Edgar Pêra, seguida da projeção de “Misery” (1990), de Rob Reiner. No dia seguinte, o evento “Dark Sunset” celebra o rock com atuações de A Boy Named Sue e Noise Dolls Club.
O MOTELX Lab regressa para promover o cinema de género em Portugal, com mesas redondas e masterclasses sob o tema “Um País com Medo do Terror”, em espaços como o Cinema São Jorge e a Livraria Linha de Sombra.