O Prémio MOV MOTELx – Melhor Curta de Terror Portuguesa 2015 torna-se este ano o maior prémio monetário a distinguir curtas-metragens em Portugal. Na nona edição, que decorrerá em Lisboa de 9 a 13 de setembro, o canal MOV entra como parceiro oficial do prémio MOTELx e faz subir o valor pecuniário que passa a ser de cinco mil euros, mais dois mil do que nas edições anteriores.
“Este reforço monetário do MOV vem de encontro ao nosso objetivo: estimular a produção do cinema de terror português”, afirma Pedro Souto, da direção do MOTELx. “Queremos dar ainda mais destaque a este género cinematográfico que tem cada vez mais público no nosso país”, sublinha.
Outra das novidades desta edição é a entrada das novas tecnologias ao serviço do terror numa nova secção competitiva – ‘micro X’. Aqui procuram-se pequenos filmes (máximo de três minutos), filmados com telemóvel, smartphone ou tablet (regulamento a anunciar em breve).
As candidaturas à principal secção competitiva do festival, o Prémio MOV MOTELx – Melhor Curta de Terror Portuguesa 2015, decorrem até 15 de junho. São elegíveis produções portuguesas ou coproduções maioritariamente nacionais com duração máxima de 15 minutos.
No mesmo prazo, podem ainda candidatar-se contos de terror para o livro de contos MOTELx, que será editado em parceria com a Escritório Editora.
Adolfo Luxúria Canibal é o autor convidado a que se juntarão as histórias que mais se destaquem neste concurso.
O MOTELx recupera assim uma iniciativa lançada na primeira edição, em 2007, em busca de novos talentos literários. O regulamento sobre as candidaturas a ambos os concursos pode ser consultado no site do festival.
A somar aos cinco mil euros, o vencedor do prémio MOV MOTELx fica ainda automaticamente selecionado para a competição internacional Méliès d’Or, galardão atribuído anualmente pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico (EFFFF) às melhores curtas e longas-metragens europeias.
A sede do melhor cinema de terror mantém-se, como habitualmente, no Cinema São Jorge, com extensão ao Tivoli BBVA e ao Palácio Foz (Cinemateca Junior).
Em 2014, ‘Pela Boca morre o Peixe’, de João P. Nunes, foi o filme vencedor. Os candidatos ao Prémio MOV MOTELx 2015 serão revelados no final de julho.
O terror chega a Lisboa já esta quarta-feira com uma festa de lançamento do MOTELx, no Atelier 29, a partir das 21h30.