

“O Riso e a Faca” de Pedro Pinho e “Magalhães” de Lav Diaz no Festival de Nova Iorque
Após a passagem por Cannes, os dois filmes vão estar no certame nova-iorquino que arranca a 26 de setembro.
Os filmes “O Riso e a Faca”, do português Pedro Pinho, e “Magalhães”, do filipino Lav Diaz, estão integrados na programação do Festival de Cinema de Nova Iorque, que abre a 26 de setembro, anunciou hoje a organização.
Os dois filmes já tinham feito parte da seleção do festival francês de Cannes, onde a atriz Cleo Diára conquistou o prémio de melhor atriz na secção Un Certain Regard, pela interpretação na obra de Pedro Pinho.
O programa do festival inclui, ainda, o filme “Agente Secreto”, do brasileiro Kléber Mendonça Filho, a estreia mundial de “Is This Thing On?”, de Bradley Cooper, e a estreia norte-americana de “Father Mother Sister Brother”, de Jim Jarmusch, entre outras novas obras como as da argentina Lucrecia Martel, da francesa Claire Denis e do sul-coreano Park Chan-wook.
Também em Nova Iorque vai estar o galego Óliver Laxe, com “Sirat”.
“O Riso e a Faca”, coprodução entre Portugal, Brasil, França e Roménia, segue a história de Sérgio, um engenheiro ambiental português que vai trabalhar numa organização não-governamental em África no projeto de uma estrada entre o deserto e a selva.
“O Riso e a Faca” é a segunda longa-metragem de ficção de Pedro Pinho, depois de “A Fábrica do Nada”, também estreada em Cannes em 2017, onde recebeu o Prémio Fipresci.
“Magalhães”, do realizador filipino Lav Diaz, coproduzido pela portuguesa Rosa Filmes, teve filmagens em Portugal e em Espanha.
“Magalhães” é protagonizado pelo ator mexicano Gael García Bernal no papel do navegador português Fernão de Magalhães (1480-1521), que encetou a viagem de circum-navegação e morreu nas Filipinas.
No início de abril – dias antes do anúncio da programação de Cannes -, Lav Diaz afirmou às publicações Deadline e Screen Daily que “Magalhães” era um projeto no qual estava a trabalhar há vários anos e que teria cerca de nove horas de duração, mas no festival deverá ser mostrada uma versão mais curta. Em Nova Iorque, a duração prevista do filme é de 160 minutos.
O festival de Nova Iorque – que não atribui prémios – vai para a sua 63.ª edição e tem lugar de 26 de setembro a 13 de outubro.