6 Mar 2015 9:44
O ator Harrison Ford fez uma aterragem forçada quando a sua avioneta perdeu a potência do motor. O ator sofreu ferimentos mas sobreviveu graças à sua pilotagem habilidosa que lhe permitiu aterrar num campo de golfe sem atingir nenhuma habitação de Santa Mónica, na Califórnia.
Vários médicos que jogavam golfe no campo ao lado do aeroporto municipal de Santa Mónica ajudaram-no a sair da avioneta e socorreram-no de imediato. Depois o ator foi levado para o hospital de ambulância, num estado descrito como sendo bom a moderado.
O ator foi forçado a fazer uma aterragem de emergência. Cerca de 20 minutos depois de ter descolado informou a torre que tinha "um problema no motor" e "precisava de regressar imediatamente ".
O avião voava a cerca de 3.000 pés (1.000 metros) de altura e bateu numa árvore quando desceu, segundo testemunhas no local.
"Eu diria que foi uma aterragem de emergência executada com beleza absoluta, por um piloto bem treinado", afirmou Christian Fry, do aeroporto de Santa Monica.
Charlie Thomson, instrutor de voo no aeroporto, disse que a falha do motor, como esta que afetou o voo de Ford, torna mais difícil a manobra da aeronave. "Nesta situação você só pode descer."
Uma testemunha assegurou que "não houve qualquer explosão. Só ouvi o barulho semelhante ao de uma queda de uma árvore ou algo semelhante. Um pequeno pop e nada mais."
Ford sofreu um corte na testa e arranhões nos braços. O chefe dos bombeiros de Los Angeles, Patrick Butler, garantiu que "ele tinha bons sinais vitais."
A pista do aeroporto está localizada no meio de bairros residenciais de uma localidade com mais de 90.000 habitantes. Vários moradores e autarcas procuram encerrar o aeroporto por causa do ruído e da segurança.
Harrison Ford tem estado a rodar o seu quarto filme da saga "A Guerra das Estrelas", que vai ser lançado mundialmente em dezembro, onde interpreta o intrépido Han Solo.
O filme original estreado em 1977 garantiu-lhe o estrelato. Mais tarde filmou a série de quatro filmes da saga do arqueólogo Indiana Jones.
As filmagens de "Star Wars VII: O Despertar da Força" tinham sido interrompidas durante várias semanas em julho, quando Ford quebrou a perna durante uma rodagem nos estúdios Pinewood, nos arredores de Londres. O acidente envolveu a porta da nave Millennium Falcon.
Os outros voos atribulados de Harrison Ford
Este foi o mais recente e mais grave de uma série de acidentes sofridos pela estrela de cinema que já festejou 72 anos.
Ford tirou a sua licença de piloto no final da década de 1980, e já esteve envolvido em diversos voos que foram noticiados, mas nunca ficou ferido com esta gravidade.
Em 2001, pilotou o seu helicóptero para localizar uma criança perdida. Um ano antes tinha resgatado um alpinista em perigo em Jackson, Wyoming. Numa outra situação, em 2000, em Lincoln, Nebraska, uma rajada de vento forçou a aterragem de uma avião com seis passageiros onde o ator viajava. Ninguém ficou ferido.
Harrison Ford também ofereceu os seus serviços durante a época de incêndios florestais quando os helicópteros de resgate estão demasiado ocupados.
O ator afirmou que os seus resgates "não tem nada a ver com heroísmo".