9 Ago 2022 15:01
A actriz e cantora australiana Olivia Newton-John, estrela do filme "Grease", morreu aos 73 anos de idade, anunciou o marido na segunda-feira numa declaração publicada nas redes sociais.
A actriz, que também tinha cidadania britânica, "faleceu pacificamente no seu rancho no sul da Califórnia esta manhã, rodeada de família e amigos", disse Easterling na declaração. Lutou contra o cancro da mama durante 30 anos.
Olivia Newton-John fez nome no cinema como Sandy, personagem do musical "Grease", ao lado de John Travolta.
"Minha querida Olivia, tornaste as nossas vidas melhores. A tua influência foi incrível. Amo-te tanto", reagiu o actor.
O cancro surgiu na vida de Olivia Newton-John aos 40 anos – cancro da mama e mastectomia em 1992 e duas recorrências em 2013 e 2017, com metástases – e fez com que colocasse toda a sua energia e fama na luta contra a doença.
"Olivia tem sido um símbolo de triunfo e esperança nos últimos 30 anos ao partilhar a sua experiência com o cancro da mama", escreveu o marido, lembramdo o fundo criado com o seu nome destinado a financiar a investigação sobre plantas capazes de auxilia nos tratamentos oncológicos.
"Ela foi e será sempre uma inspiração para mim de muitas maneiras diferentes", escreveu a cantora australiana Kylie Minogue na segunda-feira.
Nascida a 26 de Setembro de 1948, em Cambridge, no Reino Unido, a mulher que a rainha Isabel II nomeou "Dame Commander of the Order of the British Empire" é neta do físico alemão Max Born, vencedor de um Prémio Nobel pelo seu trabalho sobre a teoria quântica.
O seu pai lutou nas forças britânicas durante a Segunda Guerra Mundial, participando na captura de Rudolf Hess.
"Livvy", como era conhecida, tinha apenas cinco anos quando a família se mudou para o outro lado do mundo. Destino Melbourne, Austrália. Aos 16 anos ganhou um concurso de canto local. A mãe pressionou-a a explorar o talento e ambas partiram para Inglaterra.
Em 1974, "I Honestly Love You" foi o primeiro sucesso de Olivia nos EUA. No mesmo ano, representou a Grã-Bretanha no Concurso Eurovisão da Canção e terminou em 4º lugar, perdendo para os… Abba.
Dirigiu-se então para a Califórnia, onde fez nome tendo sido nomeada por duas vezes "a cantora mais popular da América". Ganhou também um prémio Grammy.
Em 1978 é escolhida para acompanhar John Travolta em "Grease", que se torna um sucesso mundial imediato com o desfecho onde a loura e inteligente estudante Sandy se transforma numa mulher fatal de cigarro na boca, ombros nus, calças apertadas e saltos vertiginosos.
Apesar deste sucesso, Olivia Newton-John não continuou a carreira cinematográfica durante muito tempo. Entrou em "Xanadu" com ene Kelly, e repetiu a parceria com Travolta em "Two of a Kind", mas a magia não funcionou como da primeira vez.
Para além de alguns papéis em filmes e televisão, dedicou-se principalmente ao canto e ao seu rancho californiano onde vivia rodeada de animais.
Lançou cerca de quarenta álbuns de country e pop rock – incluindo o enorme sucesso "Physical" de 1981 – e deu centenas de concertos em todo o mundo.