14 Jul 2023
A curta-metragem «Oso» do realizador Bruno Lourenço, recebeu o prémio de melhor curta-metragem na seleção oficial competitiva do Shortcutz Ovar 2021, uma distinção atribuída pelo júri constituído pela produtora Joana Gusmão, a atriz Mia Tomé e o encenador Leandro Ribeiro.
A curta-metragem, produzida por O Som e a Fúria, ficciona o “avistamento de um urso solitário numa vila do norte de Portugal, que é inicialmente recebido com entusiasmo pelos locais e por uma jovem vigilante da natureza.”
O júri considerou que em «Oso», Bruno Lourenço “desenha um retrato de uma comunidade rural, passeando entre a realidade e o mito, ao mesmo tempo que trabalha o humor de uma forma exímia e rara.”
O prémio especial do júri na seleção oficial competitiva foi atribuído a «Tchau Tchau», de Cristèle Alves Meira. É a terceira distinção da cineasta luso-francesa no Shortcutz Ovar, onde recebeu o prémio de melhor curta com «Campo de Víboras» em 2017.
Na categoria de melhor primeira obra foi distinguido «Kumaru», um filme do trio de alunos da Universidade Lusófona Patrícia Santos, Tânia Teixeira e Bruno Maravilha. O prémio de melhor animação foi atribuído a «O Teu Nome É», docuficção de Paulo Patrício sobre o assassinato da mulher trans Gisberta Salce Júnior, no Porto.
A mais recente curta-metragem do músico e realizador de cinema Felipe Melo recebeu o prémio do público que corresponde à curta-metragem mais votada pelos espectadores nas sessões realizadas em 2022.
A entrega dos prémios decorreu numa sessão de cinema realizada na Escola de Artes e Ofícios, sexta-feira, 14 julho, e encerrou a 6ª temporada competitiva do Shortcutz Ovar com oito sessões onde foram exibidas 24 curtas-metragens na seleção oficial, na presença dos realizadores.
O Shortcutz Ovar realiza-se desde 2017 e a 7ª edição está a decorrer em 2023 integrando a programação Ovar/Cultura – as próximas sessões regulares realizam-se em 29 setembro, 26 outubro e 30 novembro.
Palmarés
Melhor Curta: “Oso”, de Bruno Lourenço
Melhor Primeira Obra: “Kumaru”, de Patrícia Santos, Tânia Teixeira, Bruno Maravilha
Melhor animação: “O Teu Nome É”, de Paulo Patrício
Prémio Especial do Júri: “Tchau, Tchau”, de Cristèle Alves Meira
Prémio do Público: “O Lobo Solitário”, de Filipe Melo