23 Mai 2023 15:35
Os realizadores portugueses Pedro Costa e Rita Azevedo Gomes vão participar este ano num programa de residência para cineastas em San Sebastián (Espanha), no qual deverão falar sobre processos criativos com alunos de cinema.
Em comunicado, o Festival de Cinema de San Sebastián explicou hoje que os dois realizadores estarão na Escola de Cinema Elías Querejeta, no âmbito de um programa em que "cineastas de reconhecido mérito convivem durante um período de tempo com a comunidade escolar".
A residência de Pedro Costa começa no dia 29 de maio e nela partilhará "a sua visão da criação cinematográfica e o seu método baseado no trabalho, na perseverança e no rigor", sublinhou o festival.
O objetivo das residências naquela escola "é abrir um espaço de discussão e promover um projeto de prática e experimentação cinematográfica com os alunos", lê-se na nota de imprensa.
Em San Sebastián, Pedro Costa vai também participar numa sessão de cinema, a 3 de junho, tendo escolhido os filmes "Sicília!" (1999), de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub, e "Onde jaz o teu sorriso?" (2001), dele próprio.
Esta semana, Pedro Costa estreou em Cannes, fora de competição, a curta-metragem "As filhas do fogo", interpretada pelas cantoras Elizabeth Pinard, Alice Costa e Karyna Gomes, com Os Músicos do Tejo, dirigidos pelo maestro e cravista Marcos Magalhães.
No filme, que "conta a história de três irmãs separadas pela erupção de um vulcão", Pedro Costa "dá continuidade à sua obra radical, marcada pelos laços de amizade com os marginalizados da sociedade", escreveu o festival de cinema de Cannes.
Em San Sebastián, depois de Pedro Costa, a residência de cineastas da Escola de Cinema Elías Querejeta acolhe, em novembro, a realizadora Rita Azevedo Gomes, autora dos filmes "Correspondências" (2016), "A Portuguesa" (2018) e "O Trio em Mi Bemol" (2022).