23 Ago 2023
A realizadora brasileira Carolina Markowicz vai ser distinguida com o Prémio Talento Emergente do 48.º Festival de Cinema de Toronto (TIFF), onde apresentará o filme “Pedágio”, coproduzido por Portugal, anunciou a organização.
Carolina Markowicz, escreveu e dirigiu seis curtas-metragens premiadas, selecionadas para mais de 300 festivais. Irá receber a distinção na 5.ª gala anual de angariação de fundos Prémios Tributo do TIFF, no Fairmont Royal York Hotel.
Em 10 de agosto, a organização do TIFF tinha anunciado que “Pedágio” fará parte da programação da 48.ª edição, que acontece entre 7 e 17 de setembro.
“Pedágio” é a segunda longa-metragem de Carolina Markowicz. Tem coprodução da O Som e a Fúria e conta com o ator português Isac Graça.
O filme é sobre uma mulher, Suellen, que tenta juntar dinheiro para ajudar, no entender dela, o filho a curar-se da homossexualidade, com o apoio de um reputado padre estrangeiro, refere a sinopse.
“Pedágio” será também apresentado no 71.º festival de Cinema de San Sebastián, que acontece de 22 a 30 de setembro, encerrando o programa Horizontes Latinos, dedicado à cinematografia produzida na América Latina, de cineastas deste continente, ou cujas histórias versem as comunidades latinas.
O programa do 48.º Festival de Cinema de Toronto inclui também a nova curta-metragem de Jorge Jácome, “Shrooms”, “Filhas do Fogo”, de Pedro Costa, bem como algumas coproduções portuguesas.
“City of Wind”, da realizadora mongol Lkhagvadulam Purev-Ochir, com direção de fotografia de Vasco Viana e música de Vasco Mendonça, “They shot the piano player”, de Fernando Trueba e Javier Mariscal, que envolveu a produtora de animação Animanostra, apoio financeiro do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e participação da RTP, e “O Corno”, da realizadora espanhola Jaione Camborda, com a participação da produtora Bando à Parte, também constam da programação do TIFF.
A 48.ª edição do Festival de Cinema de Toronto abre com o filme de animação do realizador japonês Hayao Miyazaki “The Boy and the Heron”, em tradução inglesa.