30 Jul 2024

As novas longas-metragens de Maite Alberdi, Edward Berger, Gia Coppola, Costa-Gavras, Kiyoshi Kurosawa, Mike Leigh, Diego Lerman, Joshua Oppenheimer e François Ozon vão competir pela Concha de Ouro, com “On Falling”, a primeira longa-metragem da portuguesa Laura Carreira. Fazem parte da Seleção Oficial do 72.º Festival de San Sebastián, que se realiza de 20 a 28 de setembro.

Maite Alberdi, cineasta chilena que ganhou o Grande Prémio do Júri em Sundance na competição internacional de documentários e também recebeu uma nomeação para um Óscar, participará com a sua primeira longa-metragem de ficção, “El lugar de la otra”, a história real da escritora María Carolina Geel, que matou o amante a tiro em 1955.

“On Falling”, que retrata a vida precária de uma trabalhadora portuguesa num enorme armazém na Escócia, é a longa-metragem de estreia de Laura Carreira, selecionada para outro grande festival, após ter sido confirmada no TIFF em Toronto.

Pamela Anderson, Jamie Lee Curtis e Dave Bautista fazem parte do elenco de “The Last Showgirl”, da norte-americana Gia Coppola, que apresentou “Palo Alto” (2013) e “Mainstream” (2020) no Festival de Veneza. O seu filme é o retrato de uma experiente bailarina que se encontra numa encruzilhada após o encerramento do espetáculo em que trabalhou durante 30 anos.

O franco-grego Costa-Gavras regressa à Seleção Oficial com o seu novo filme, “Le dernier souffle”, reflexões sobre a vida de um médico de cuidados paliativos e de uma escritora. A sua vasta obra, cheia de empenhamento político e crítica social, inclui trabalhos como “Z” (1969), vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e Prémio Especial do Júri em Cannes; “Missing” (1981), Óscar de Melhor Argumento Adaptado e Palma de Ouro em Cannes, e “Music Box” (1989), Urso de Ouro em Berlim.

Edward Berger, o mesmo de “Nada de Novo na Frente Oeste”, filme da Netflix que ganhou vários Óscares, estará a concurso em San Sebastián com “Conclave”, onde Ralph Fiennes interpreta um cardeal que, após a morte súbita do Papa, tem de supervisionar o conclave no qual será eleito o seu sucessor.

Depois de ter sido argumentista, o chinês Xin Huo estreia-se atrás da câmara com “Bound in Heaven”, a história de um doente terminal e de uma jovem que iniciam uma fuga contra o relógio por várias cidades.

A competição inclui também “Serpent’s Path”, de Kiyoshi Kurosawa, sobre um homem que concebe um plano para vingar a morte brutal da filha. Rodado em francês, é um remake do filme homónimo que o próprio Kurosawa realizou em 1998.

Também pela primeira vez na seleção do festival basco está o multipremiado realizador britânico Mike Leigh, que apresenta a produção anglo-espanhola “Hard Truths”, protagonizada por Marianne Jean-Baptiste e Michele Austin, onde Leigh retrata o quotidiano de uma família londrina e explora temas como as relações familiares, o luto e a saúde mental.

“The End”, a primeira incursão no cinema de ficção do norte-americano Joshua Oppenheimer, reúne Tilda Swinton, Michael Shannon, George MacKay, Bronagh Gallagher e Tim McInnerny no elenco de um musical distópico sobre uma família rica que sobrevive num bunker duas décadas após o fim do mundo. Os trabalhos anteriores de Oppenheimer incluem o seu trabalho sobre o genocídio indonésio “The Act of Killing” (2012), que estreou na secção Panorama da Berlinale e ganhou o Bafta de Melhor Documentário, e “The Look of Silence” (2014), que ganhou o Grande Prémio do Júri e o Prémio FIPRESCI no Festival de Veneza. Ambos foram nomeados para o Óscar de Melhor Documentário.

Estes filmes somam-se a “Quand vient l’automne”, do francês François Ozon, “Emanuelle”, de Audrey Diwan, que inaugurará a competição, a “El Hombre Que Amava Los Platos Voladores”, do argentino Diego Lerman, e aos filmes de produção espanhola “Soy Nevenka”, de Iciar Bollain; “El llanto”, de Pedro Martín-Calero, “Los destellos”, de Pilar Palomero, e “Tardes de soledad”, de Albert Serra.

  • CINEMAX - RTP
  • 30 Jul 2024 12:18

+ conteúdos