21 Abr 2015 16:31
A curta-metragem "Provas, Exorcismos", de Susana Nobre, produzido pela Terratreme, vai integrar a 47ª edição da Quinzena dos Realizadores,
É o segundo filme português incluído na Quinzena onde será exibida mais recente longa-metragem do cineasta Miguel Gomes, "As Mil e Uma Noites", produzido por O Som e a Fúria.
Os programadores responsáveis pela seleção dos filmes da Quinzena dos Realizadores referiram que "Provas, Exorcismos", de Susana Nobre, se destacou "pelo forte impacto sociopolítico da narrativa", segundo a mesma fonte.
O filme conta a história de Óscar Germano, um operário que se vê confrontado com o encerramento da fábrica onde trabalhou durante 25 anos, em Alhandra, e procura um novo emprego.
Num texto sobre o filme divulgado pela Agência da Curta-Metragem, que representa os direitos do filme, a realizadora refere que "a história deste filme é uma forma de exorcismo".
"Apesar do trabalho irrisório que executava, este conferia harmonia e equilíbrio ao seu dia-a-dia. Óscar junta-se aos seus colegas para fazer prova de resistência face ao iminente fecho da fábrica", descreve Susana Nobre, mas a empresa acaba por fechar.
A curta-metragem mostra os rituais quotidianos da vida da casa, do trabalho, numa pequena localidade onde a paisagem é marcada pelo rio, a serra, a fábrica e a linha do comboio.
Óscar acaba por arranjar um novo emprego na fábrica onde teve a sua primeira experiência profissional, aos 16 anos, e ficou com um dedo mutilado num acidente.
A Quinzena dos Realizadores, secção paralela ao Festival de Cannes, foi criada em 1969 com o objetivo de apresentar filmes não só de realizadores emergentes, mas também de autores consagrados.
Susana Nobre nasceu em Lisboa em 1974, é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e, em 2010, lecionou a cadeira de Realização Cinematográfica na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha.
O festival de Cannes decorrerá entre 14 e 24 de maio em França.