3 Out 2014 16:47
Desde um clássico como "Assalto à 13ª Esquadra" (1976), de John Carpenter, até ao recente "Obediência" (2012), de Craig Zobel, podemos evocar muitos títulos cujas emoções nascem das tensões de um espaço mais ou menos fechado — e de problemática comunicação com o exterior.
"Dia de Cão", de Sidney Lumet, poderá ser tomado como uma das referências mais exemplares desse jogo dramático entre um lugar onde é difícil entrar (ou de não se pode sair) e a ânsia de encontrar uma alternativa de fuga. Baseado em factos verídicos, o filme conta a odisseia de um pequeno e desastrado grupo de assaltantes de um banco em Brooklyn — quando tudo falha, transformam os empregados bancários em reféns, dando origem a um verdadeiro circo mediático…
Na filmografia de Lumet, este é um dos exemplos mais notáveis do seu sentido de realismo social, indissociável de uma elaborada lógica dramática em que as singularidades psicológicas das personagens são sempre uma prioridade. Daí também a invulgar qualidade do trabalho dos actores — Al Pacino, na personagem do vulnerável líder da quadrilha, é simplesmente prodigioso, sem esquecer um elenco impecável que inclui, entre outros, John Cazale, Charles Durning e Chris Sarandon.