Em casa
UM DIA DE CÃO (1975)
Mestre de um realismo social marcado pelas subtilezas psicológicas das suas personagens, Sidney Lumet conseguiu em "Um Dia de Cão" um dos trabalhos mais perfeitos de toda a sua carreira — e Al Pacino é prodigioso.
3 Out 2014 16:47
Desde um clássico como "Assalto à 13ª Esquadra" (1976), de John Carpenter, até ao recente "Obediência" (2012), de Craig Zobel, podemos evocar muitos títulos cujas emoções nascem das tensões de um espaço mais ou menos fechado — e de problemática comunicação com o exterior.
"Dia de Cão", de Sidney Lumet, poderá ser tomado como uma das referências mais exemplares desse jogo dramático entre um lugar onde é difícil entrar (ou de não se pode sair) e a ânsia de encontrar uma alternativa de fuga. Baseado em factos verídicos, o filme conta a odisseia de um pequeno e desastrado grupo de assaltantes de um banco em Brooklyn — quando tudo falha, transformam os empregados bancários em reféns, dando origem a um verdadeiro circo mediático…
Na filmografia de Lumet, este é um dos exemplos mais notáveis do seu sentido de realismo social, indissociável de uma elaborada lógica dramática em que as singularidades psicológicas das personagens são sempre uma prioridade. Daí também a invulgar qualidade do trabalho dos actores — Al Pacino, na personagem do vulnerável líder da quadrilha, é simplesmente prodigioso, sem esquecer um elenco impecável que inclui, entre outros, John Cazale, Charles Durning e Chris Sarandon.