Saltar para o conteúdo principal

05 Jan 2026

UM FIO DE BABA ESCARLATE, de Carlos Conceição, inaugura as sessões do CINEMAX CURTAS em 2026. Em novo dia e horário de emissão, às terças-feiras com repetição ao sábado.

Com um percurso entre a curta, a média e a longa-metragem, Carlos Conceição começa a afirmar-se em 2010, quando o seu primeiro filme, “Carne” é distinguido com o Prémio Novo Talento no IndieLisboa, um impulso inaugural que se consolidou rapidamente além-fronteiras. “Versailles” (2013) integrou a competição do Festival de Locarno, enquanto “Boa Noite Cinderela” (2014) e “Coelho Mau” (2017) garantiram estreias consecutivas no Festival de Cannes.

A estreia no formato de longa-metragem ocorreu com “Serpentário” (2019), apresentado no Festival de Berlim e vencedor do prémio de Melhor Primeira Longa-Metragem no DocLisboa.

Em “Um Fio de Baba Escarlate” (2020), navega com mestria pelo cinema de género, conquista o prestigiado Méliès de Ouro em Estrasburgo e marca presença no Festival de Sitges. Em 2022, “Nação Valente”, vence o Prémio Europa Cinemas para Melhor Filme Europeu no Festival de Locarno. A Cinemateca Francesa, o Festival de Cinema de Amiens e o Curtas Vila do Conde, dedicaram-lhe retrospetivas.

Está a terminar uma nova longa-metragem, “Bodyhackers”, sobre a busca de perfeição física através de cirurgias plásticas.

UM FIO DE BABA ESCARLATE (2020, Portugal, FIC 59′), Carlos Conceição

A vida pacata de um serial killer em Lisboa é abalada quando um incidente insólito o transforma subitamente numa estrela das redes sociais. Com Matthieu Charneau, Joana Ribeiro, João Arrais, Leonor Silveira e Teresa Madruga.

Sessão CINEMAX RTP CURTAS, apresentada por Tiago Alves, exibe curtas-metragens na presença dos seus autores.

NOVO HORÁRIO: estreia TERÇA, 6 de janeiro, às 22h45, repete SÁBADO, 10 de janeiro, às 02h00, sempre na RTP2.

  • António Quintas
  • 05 Jan 2026 18:26

+ conteúdos