UM FIO DE BABA ESCARLATE
A primeira sessão deste ano do CINEMAX CURTAS exibe UM FIO DE BABA ESCARLATE, de Carlos Conceição.
UM FIO DE BABA ESCARLATE, de Carlos Conceição, inaugura as sessões do CINEMAX CURTAS em 2026. Em novo dia e horário de emissão, às terças-feiras com repetição ao sábado.
Com um percurso entre a curta, a média e a longa-metragem, Carlos Conceição começa a afirmar-se em 2010, quando o seu primeiro filme, “Carne” é distinguido com o Prémio Novo Talento no IndieLisboa, um impulso inaugural que se consolidou rapidamente além-fronteiras. “Versailles” (2013) integrou a competição do Festival de Locarno, enquanto “Boa Noite Cinderela” (2014) e “Coelho Mau” (2017) garantiram estreias consecutivas no Festival de Cannes.
A estreia no formato de longa-metragem ocorreu com “Serpentário” (2019), apresentado no Festival de Berlim e vencedor do prémio de Melhor Primeira Longa-Metragem no DocLisboa.
Em “Um Fio de Baba Escarlate” (2020), navega com mestria pelo cinema de género, conquista o prestigiado Méliès de Ouro em Estrasburgo e marca presença no Festival de Sitges. Em 2022, “Nação Valente”, vence o Prémio Europa Cinemas para Melhor Filme Europeu no Festival de Locarno. A Cinemateca Francesa, o Festival de Cinema de Amiens e o Curtas Vila do Conde, dedicaram-lhe retrospetivas.
Está a terminar uma nova longa-metragem, “Bodyhackers”, sobre a busca de perfeição física através de cirurgias plásticas.
UM FIO DE BABA ESCARLATE (2020, Portugal, FIC 59′), Carlos Conceição
A vida pacata de um serial killer em Lisboa é abalada quando um incidente insólito o transforma subitamente numa estrela das redes sociais. Com Matthieu Charneau, Joana Ribeiro, João Arrais, Leonor Silveira e Teresa Madruga.
Sessão CINEMAX RTP CURTAS, apresentada por Tiago Alves, exibe curtas-metragens na presença dos seus autores.
NOVO HORÁRIO: estreia TERÇA, 6 de janeiro, às 22h45, repete SÁBADO, 10 de janeiro, às 02h00, sempre na RTP2.