25 Jul 2023

Veneza apresentou na terça-feira um forte alinhamento para o próximo festival de cinema, desafiando receios de que a 80ª edição pudesse ser prejudicada pelas greves dos actores e argumentistas de Hollywood.

Apesar de muitas estrelas não poderem assistir à tradicional abertura da passadeira vermelha das grandes produções, o diretor artístico de Veneza, Alberto Barbera, conseguiu atrair uma série de filmes de topo para o Lido.

Longas-metragens de realizadores como Bradley Cooper, Yorgos Lanthimos, David Fincher, Michael Mann, Sofia Coppola, AvaDuVernay e Wes Anderson vão estrear no festival, que decorre de 30 de agosto a 9 de setembro.

Veneza também vai atrair controvérsia ao dar destaque aos novos filmes de Woody Allen, Roman Polanski e Luc Besson, atingidos por escândalos de alegados abusos. Os três realizadores negaram repetidamente as acusações e Besson foi ilibado pelas autoridades no mês passado.

O mais antigo festival de cinema do mundo, considerado uma plataforma de lançamento para os candidatos aos Óscares à medida que se aproxima a época dos prémios, apresenta filmes de 55 países, incluindo 23 títulos que concorrem ao Leão de Ouro, o principal prémio do evento.

Apesar da incerteza em torno da greve dos actores, apenas um título foi retirado da programação prevista – “Challengers”, realizado por Luca Guadagnino e protagonizado por Zendaya que chegou a ser anunciado como filme de abertura mas acabou substituído à última hora por “Comandante”, de Edoardo De Angelis, uma história da Segunda Guerra Mundial passada a bordo de um submarino italiano.

Barbera disse esperar que as estrelas de filmes independentes – sem ligações aos grandes estúdios – possam divulgar o seu trabalho pessoalmente, independentemente da paralisação. “Esperamos que a passadeira vermelha não esteja tão vazia como algumas pessoas previam”, disse.

Entre os filmes americanos a concurso surgem “Maestro”, a segunda realização do ator Bradley Cooper que aqui se dedica a filmar a biografia do maestro e compositor Leonard Bernstein, “Priscilla”, o muito aguardado novo filme de Sofia Coppola sobre a história da mulher de Elvis Presley e “The Killer”, de David Fincher, protagonizado por Michael Fassbender.

Outras produções norte-americanas na corrida ao Leão de Ouro incluem “Origin”, um apontar de dedo às origens do racismo, de Ava Du Varnay, e “Ferrari”, de Michael Mann, com Adam Driver e Penélope Cruz que adapta um período de crise a vários níveis na vida da lenda do automobilismo italiano, Enzo Ferrari.

Destacam-se ainda “Dogman”, do francês Luc Besson, “Poor Things”, do grego Yorgos Lantimos, com Emma Stone a interpretar uma espécie de Frankenstein no feminino, e “El Conde”, de Pablo Larrain, com um Pinochet vampiro.

Entre as seis longas-metragens italianas, além do filme de abertura constam da competição principals “Io Capitano”, de Matteo Garrone; “Finalmente L’Alba”, de Saverio Costanzo; “Enea”, a segunda longa-metragem de Pietro Castellitto, “Lubo”, de Giorgio Diritti, e “Adagio”, de Stefano Sollima.

Seleção oficial do 80.º Festival de Veneza

Em competição

Bastarden, Nikolaj Arcel (Dinamarca, Alemanha, Suíça)
Dogman, Luc Besson (França)
La Bête, Bertrand Bonello (França, Canadá)
Hors-Saison, Stéphane Brizé (França)
Enea, Pietro Castellitto (Itália)
Comandante, Edoardo de Angelis (filme de abertura, Itália)
Maestro, Bradley Cooper (EUA)
Priscilla, Sofia Coppola (EUA, Itália)
Finalmente L’Alba, Saverio Costanzo (Itália)
Lubo, Giorgio Diritti (Itália, Suíça)
Origin, Ava DuVernay (EUA)
The Killer, David Fincher (EUA)
Memory, Michel Franco (México, EUA)
Io Capitano, Matteo Garrone (Itália, Bélgica)
Evil Does Not Exist, Ryusuke Hamaguchi (Japão)
The Green Border, Agnieszka Holland (República Checa, Polónia, Bélgica)
Die Theorie Von Allem, Timm Kroger (Alemanha, Áustria, Suíça)
Poor Things, Yorgos Lanthimos (Reino Unido)
El Conde, Pablo Larrain (Chile)
Ferrari, Michael Mann (EUA)
Adagio, Stefano Sollima (Itália)
Woman Of, Malgorzata Szumowska, Michal Englert (Polónia, Suécia)
Holly, Fien Troch (Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, França)

Fora de competição

Ficção

Coup de Chance, Woody Allen
The Wonderful Story of Henry Sugar, Wes Anderson
The Penitent, Luca Barbareschi
L’Ordine del Tempo, Liliana Cavani
Vivants, Alix Delaporte
Daaaaaal!, Quentin Dupieux
The Caine Mutiny Court-Martial, William Friedkin
Aggro Drift, Harmony Korine
Hit Man, Richard Linklater
The Palace, Roman Polanski
Snow Leopard, Pema Tseden

Não-ficção

Hollywoodgate, Ibrahim Nash’at
Amor, Virginia Eleuteri Serpieri
Ryuichi Sakamoto Opus, Neo Sora
Frente a Guernica, Yervant Gianikian, Angela Ricci Lucchi
Enzo Jannacci Vengo Anch’io, Giorgio Verdelli
Menus Plaisirs – Les Troisgros, Frederick Wiseman

  • CINEMAX - RTP c/ agências
  • 25 Jul 2023 15:17

+ conteúdos