joao lopes
30 Set 2014 14:19
Na actual dinâmica de estreias, um filme como "Amigos para o que Der e Vier" (título original: "Are You Here") é, talvez inevitavelmente, um objecto sacrificado pela avalanche de (outras) promoções. E é pena que assim aconteça: desde logo, porque se trata de uma variação insólita sobre um registo clássico de comédia; depois, porque assinala a estreia (cinematográfica) de Matthew Weiner, o brilhantíssimo criador da série televisiva "Mad Men".
Estamos perante as atribulações de dois amigos — interpretados por Owen Wilson e Zach Galifianakis — que, na sequência da morte do pai de um deles, empreendem uma viagem para estarem presentes no funeral: aquilo que estava para ser o cumprimento de um mero protocolo social, acaba por transformar-se num processo de insólitas revelações em que a sua amizade é testada e, mais do que isso, é posto à prova o próprio equilíbrio emocional (e financeiro…) de toda uma família.
Escusado será dizer que, no seu humor cáustico, "Amigos para o Que Der e Vier" é bem diferente de qualquer episódio de "Mad Men". Em todo o caso, pode dizer-se que o olhar de Weiner continua a ser conduzido por uma mesma obsessão, simultaneamente narrativa e moral, social e simbólica: trata-se, afinal, de observar uma América de muitos clichés, expondo as tensões e contradições que estão para além das aparências. Nessa perspectiva, esta é uma comédia tão contagiante quanto amarga.