

“2720”, de Basil da Cunha, melhor curta do Shortcutz Ovar 2024
A entrega de prémios encerrou a oitava temporada do Shortcutz Ovar que contou com 25 curtas-metragens.
A curta-metragem “2720”, do realizador Basil da Cunha, recebeu o prémio de melhor curta-metragem na seleção oficial competitiva do Shortcutz Ovar 2024. A distinção é atribuída pelo júri que integra a cantora Laura Rui, o encenador Leandro Ribeiro, a cantora Surma e a atriz Ana Vilaça.
A curta-metragem é uma narrativa realista filmada num bairro que desperta com a notícia de uma rusga policial, cruzando o destino dos três protagonistas da pior forma possível.
O júri considerou que em “2720” o realizador Basil da Cunha “filma e revela de forma poética um bairro clandestino e presta homenagem à Reboleira, na Amadora, que é identificada através do código postal.”
“Corpos Cintilantes”, de Inês Teixeira, recebeu o prémio especial do júri da seleção oficial competitiva,”Rinha” de Rita M. Pestana, foi distinguida na categoria de melhor primeira obra, e “Sopa Fria”, de Marta Monteiro, foi considerada a melhor curta-metragem de animação do ano.
“2720” recebeu, igualmente, o prémio do público do Shortcutz Ovar, correspondente ao filme mais bem votado pelos espectadores durante as oito sessões realizadas em 2024.
A entrega dos prémios decorreu numa sessão de cinema realizada na Escola de Artes e Ofícios, sexta-feira, 18 julho, e encerrou a 8.ª temporada do Shortcutz Ovar com 8 sessões e uma seleção oficial de 25 curtas-metragens que foram exibidas na presença dos realizadores.
O Shortcutz Ovar realiza-se desde 2017 e a 9.ª edição está a decorrer em 2025 integrando a programação Ovar/Cultura. As próximas sessões regulares realizam-se em 25 setembro, 30 outubro e 27 novembro.
Palmarés
2720
Basil da Cunha
Melhor Curta
Rinha
Rita M. Pestana
Melhor Primeira Obra
Sopa Fria
Marta Monteiro
Melhor Animação
Corpos Cintilantes
Inês Teixeira
Prémio Especial do Júri