joao lopes
29 Nov 2015 0:53

Steven Spielberg, o cineasta da "grande aventura"? Sim, sem dúvida, mas nem mesmo a excelência de títulos como "Encontros Imediatos do Terceiro Grau" (1977) ou " Os Salteadores da Arca Perdida" (1981) nos pode levar a esquecer que ele é também, de forma obstinada e rigorosa, um cronista de momentos de grande convulsão da história colectiva. Será preciso recordar o admirável retrato da luta pela libertação dos escravos que era "Lincoln" (2011)?

"A Ponte dos Espiões" (ainda bem que se manteve, pelo menos, o sentido literal de "Bridge of Spies") é o mais recente exemplo da lógica histórica da sua obra. Ou melhor: da preocupação de abordar contextos particularmente instáveis e complexos a partir das experiências extremas de personagens que, em boa verdade, não pareciam destinados a cometer feitos heróicos.



James B. Donovan (Tom Hanks, excelente!), o advogado de "A Ponte dos Espiões" é uma dessas personagens que nos envolve, antes do mais, pela sua imensa vulnerabilidade. Ele é um especialista em casos de seguros que, em finais da década de 1950, é de alguma maneira compelido a defender um cidadão soviético (Mark Rylance, candidato a uma nomeação para melhor actor secundário), acusado de espionagem nos EUA — de tal modo que a odisseia de ambos, gerando uma inusitada cumplicidade, os vai projectar no contexto da construção do Muro de Berlim e, claro, nas tensões da Guerra Fria.

O que Spielberg filma não é a mera "reconstituição" do que quer que seja — não estamos perante um cinema de decorativismo fácil, cenográfico ou humano. O essencial decorre das contradições que se vão gerando entre o domínio colectivo e as experiências individuais. Certamente não por acaso, "A Ponte dos Espiões" recupera a depuração clássica dos grandes "thrillers" políticos, em última instância observando o misto de racionalismo e irracionalismo que, mal ou bem, faz andar a História.

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